quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
SECTOR DA SAÚDE DE MAXIXE EM CAMPANHA DE COLECTA DE SANGUE
Na província de Inhambane, o sector da saúde da cidade da Maxixe está levar a cabo uma campanha de colecta de sangue nas instituições públicas. A campanha, iniciada segunda-feira, visa reforçar o stock no Hospital Rural de Chicuque, onde existem apenas seis unidades, contra as 30 necessárias por dia. O Hospital Rural de Chicuque é de referência para os distritos de Morrumbene, Homoíne, Panda e Jangamo. A médica-chefe distrital da Maxixe, Silvina Mazoi, diz que em tempo de festas tem havido muitos acidentes de viação, cujas vítimas necessitam de sangue; daí a necessidade deste esforço para garantir o stcok.
Tete - NAS COMUNIDADES RURAIS: Culturas de rendimento impulsionam desenvolvimento Quinta, 31 Dezembro 2015 00
AS comunidades rurais dos distritos ao longo do planalto Angónia/Marávia, na província de Tete, estão a conhecer um desenvolvimento socioeconómico acelerado, como resultado do seu envolvimento na produção de culturas de rendimento, nomeadamente tabaco, algodão e girassol. Trata-se das comunidades dos distritos de Angónia, Tsangano, Moatize, Macanga, Chiúta, Chifunde e Marávia recentemente escalados pela nossa Reportagem e onde constatou a existência de muitas casas de habitação melhoradas e electrificadas com a energia da rede eléctrica nacional ou com painéis solares e grupos de geradores, entre outras condições que melhoram a vida das pessoas. Jackson Alfredo, um dos agricultores contactado pelo “Notícias” em Furancungo, sede distrital de Macanga, disse que desde que começou a empenhar-se na produção do tabaco a sua vida social e da sua família melhorou significativamente. Aliás, explicou que como resultado da venda do chamado ouro branco, consegue custear as despesas de educação dos seus filhos, ao mesmo tempo que construiu uma casa convencional do tipo-4. Igualmente, segundo afirmou, conseguiu abrir uma pequena loja, para além de adquirir três viaturas, sendo uma ligeira para o uso doméstico e outras de grande tonelagem usadas para o transporte e escoamento da sua produção dos campos para os mercados. “Estou igualmente a produzir as culturas básicas para a nossa alimentação, como são os casos de milho e feijão, porque não devo apenas me empenhar no tabaco, aliciado pelas boas receitas, em detrimento de culturas alimentares” - disse Jackson Alfredo. A maioria dos agricultores do sector familiar contactada pela nossa Reportagem afirmou que a produção do tabaco está, de certa maneira, a contribuir para o melhoramento das condições das suas vidas socioeconómicas e financeiras. “O tabaco veio contribuir para o nosso desenvolvimento porque a sua produção, após a colheita, é imediatamente absorvida pelo fomentador. Por isso a possibilidade de quebra é muito insignificante porque tem o mercado assegurado” - disseram os nossos entrevistados. As vantagens da produção do tabaco são de mercado garantido em relação a outras culturas, como o milho e feijão, que exigem ao produtor muito esforço para a sua comercialização. Muitas vezes, por exemplo, devido à falta de mercado o milho acaba ficando muito tempo armazenado e deteriorar-se, com grandes prejuízos para os agricultores. O dinheiro resultante da comercialização do tabaco aos produtores do sector familiar aplica-no também para o melhoramento das condições de produção agrícola, através da introdução da mecanização e aumento das áreas trabalhadas. “Hoje temos o Ensino Superior nos distritos, nomeadamente de Angónia, Cahora-Bassa e na cidade de Tete e com as receitas de produção agrícola conseguimos levar os nossos filhos para frequentarem estes níveis de educação” - disse Gabriel Beula, produtor agrícola de Chifunde.
Em média, segundo o INE: Moçambicanos gastam 7000 meticais por mês
Dados do Inquérito aos Orçamentos Familiares (IOF), operação realizada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), entre 2014 e 2015, revelam que os agregados familiares residentes no país gastaram em média 6.924,00 meticais (MT) mês, o equivalente a 1.406,00 (MT) por pessoa. Ainda de acordo com os resultados do inquérito ontem divulgado pelo INE em Maputo, a média por mês da área urbana situou-se acima da média nacional com 11.889,00 meticais (2.360,00 meticais per capita) e a da área rural abaixo com 4.654,00 meticais (956,00 meticais per capita). A despesa média mês da área urbana é mais que o dobro da área rural. Quando desagregados por província, os dados mostram que as províncias de Maputo e Maputo-cidade têm despesas médias mensais muito acima da média nacional com 14.865,00 Meticais e 25.912,00 meticais, respectivamente. As províncias da Zambézia e Nampula tiveram as despesas médias mensais mais baixas com 3.749,00 e 4.123,00 meticais, respectivamente. Aliás, este comportamento verificou-se também nos dois inquéritos anteriores. Cassiano Soda Chipembe, director das Estatísticas Demográficas, Vitais e Sociais do INE, disse que a despesa mensal per capita em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas ronda os 500,00 meticais, o equivalente a 2.463,00 Meticais por agregado familiar. “Do mesmo modo, verifica-se que cerca 35,6 por cento das despesas realizadas foram direccionadas para a aquisição de produtos alimentares e representam uma diminuição em 15,8 pontos percentuais relativamente a 2008/09”, disse. Da análise dos resultados por área de residência, o IOF apurou a existência de diferenças na estrutura das despesas entre as áreas urbanas e rurais. Com efeito, o nível de despesas em produtos alimentares e bebidas não alcoólocas em 2014/15 não difere muito. A população da área rural gastou 507,00 meticais per capita e a da área urbana 488,00 meticais.
GENOCÍDIO RUANDÊS DE 1994: Tribunal condena ex-autarca à prisão perpétua
UM tribunal alemão condenou terça-feira à prisão perpétua um antigo autarca ruandês considerado culpado de ter um papel activo no genocídio da minoria étnica tutsi no Ruanda em 1994. Onesphore Rwabukombe, de 58 anos, foi condenado a “prisão perpétua (…) pela participação no genocídio no Ruanda em 1994”, referiu o Tribunal de Recurso de Frankfurt (região centro da Alemanha), num comunicado citado pela LUSA. Este antigo presidente da câmara de Muvumba, no nordeste do Ruanda, foi julgado pelo seu envolvimento no massacre de mais de 400 pessoas da minoria tutsi que estavam refugiadas numa igreja de Kiziguro, a cerca de 80 quilómetros de Muvumba. Estes incidentes ocorreram a 11 de Maio de 1994. Após um julgamento que durou três anos, Rwabukombe foi condenado em Frankfurt em Fevereiro de 2014 a uma pena de prisão de 14 anos por “cumplicidade” nos massacres. O ex-autarca foi o primeiro responsável ruandês a ser condenado na Alemanha ao abrigo de uma lei sobre crimes contra a humanidade adoptada em 2002. Nessa altura, Rwabukombe conseguiu escapar da pena de prisão perpétua, prevista em caso de condenação por genocídio. Mas em Maio último, um tribunal federal alemão ordenou que o antigo responsável ruandês fosse novamente convocado, uma vez que existia, segundo a instância judicial, “uma possibilidade de uma condenação por participação activa no genocídio e não apenas por cumplicidade”. A instância judicial insistiu no papel de Onesphore Rwabukombe na organização do massacre e posteriormente no transporte dos corpos para uma vala comum. “O acusado agiu de forma deliberada e com a intenção de destruir”, afirmou o presidente do Tribunal de Frankfurt, Josef Bill, citado pela agência noticiosa alemã DPA. Rwabukombe, que residia com a família na região de Frankfurt desde 2002, foi detido na Alemanha em 2010. As autoridades ruandesas emitiram um mandado de captura para o ex-autarca, que seria reforçado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) em 2007. Os números oficiais do genocídio no Ruanda apontam para 800 mil mortos entre Abril e Junho de 1994. Das vítimas dos crimes cometidos pela maioria étnica hutu contra os tutsis e hutus moderados foram crianças, cerca de 300 mil.
Construções embargadas no Jardim 28 de Março
A edificação de infra-estruturas dentro do Jardim 28 de Março, mais conhecido como “quartel dos Madjermanes”, na cidade de Maputo, acaba de ser embargada por ir além dos limites estabelecidos pelo município. De acordo com o Conselho Municipal, o contrato de concessão estabelecido com a entidade privada prevê apenas a edificação de pequenos empreendimentos comerciais, tais como quiosques e lanchonetes, obras que não destroem o verde nem usurpam o espaço do jardim. Entretanto e de acordo com António Simão Júnior, director municipal de Jardins e Parques, o concessionário deu sinais de querer transformar o local em mercado ou num conglomerado de barracas. É que fora das unidades comerciais que já funcionam desde o ano passado, tanto do lado da Avenida 24 de Julho como de Albert Luthuli, há outras construções no interior do jardim, que põem em causa o espaço que deve servir para o deleite e lazer dos citadinos. Foi nesse sentido que o concessionário foi instado a parar com as obras e corrigir os projectos para que o espaço continue a ser um jardim e não vire um centro comercial. Falando recentemente ao nosso Jornal, António Simão disse que nesta fase a firma foi chamada a rectificar o projecto, sendo que ainda não se avançou para uma medida extrema que seria a retirada da concessão. A concessão do “Jardim dos Madjermanes”, que reabriu em meados do ano passado, seguiu o exemplo de outros espaços do mesmo género. Entre vários, destacam-se os jardins dos Namorados, dos Professores e Nangade, ex-Dona Berta. Contudo, os empreendimentos erguidos naqueles espaços são comparativamente menores ao dos “Madjermanes”. Recentemente, foi reaberto o Tunduru, o maior jardim botânico da cidade e do país, só que a sua gestão continua inteiramente sob a alçada do Conselho Municipal, embora esteja prevista a instalação de um restaurante, que a edilidade diz que vai gerar renda para a manutenção do local.
Detidos suspeitos de planear ataque terrorista
As autoridades belgas detiveram ontem duas pessoas suspeitas de planear um ataque terrorista para a noite de passagem de ano em Bruxelas. A investigação revelou “ameaças sérias de atentados em lugares emblemáticos de Bruxelas durante as festas de fim de ano”, disse a procuradoria belga, em comunicado citado pela televisão pública belga RTBF. Os dois suspeitos foram encontrados em diferentes partes do país e são acusados de participar em actividades de um grupo terrorista não nomeado, trabalhando na liderança ou recrutamento com o objectivo de agir na linha da frente de um ataque No total, entre domingo e segunda-feira, foram detidas seis pessoais para interrogatório em Bruxelas e Liège, mas quatro foram entretanto libertadas.
Comando-geral da PRM prevê detenção de mais envolvidos nos próximos dias
O Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou ontem o envio de uma equipa de investigadores para a vizinha África do Sul, para acompanhar de perto as investigações em curso, em torno do caso dos milhões de dólares, rand e euros, na posse de dois moçambicanos detidos naquele país. A equipa em causa, cujo número não foi revelado, está também a interrogar os dois indivíduos detidos, sob custódia da policia sul-africana. Na sequência desse interrogatório, o porta-voz do Comando-geraldaPRM, InácioDina, revelou ontem existir uma grande possibilidade de acontecerem, nos próximos dias, mais detenções a nível nacional, de mais envolvidos no caso. Mesmo sem revelar muitos detalhes, alegadamente, para não obstruir o processo de investigação, Dina disse que os detidos deram algumas referências que podem culminar com outros envolvidos no caso de transporte do dinheiro não declarado.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Soja sobe em Chicago por compras de barganha, mas chuva no Brasil limita ganhos
Os contratos futuros da soja na bolsa de Chicago (CBOT) encerraram em alta nesta terça-feira por compras de barganha após cinco sessões de queda, mas a recuperação foi limitada por previsões de chuva em partes do Brasil, incluindo o Centro-Oeste, região produtora de soja, disseram operadores. A soja para Março encerrou em alta de 4,50 centavos de dólar, ou 0,5 por cento, a 8,6575 dólares por bushel. Os contratos futuros do milho fecharam em alta por uma rodada de coberturas de vendidos realizada por investidores após os preços caírem para mínimas do contrato pelo segundo dia consecutivo, disseram operadores. O milho para março encerrou em alta de 1,5 centavo de dólar, ou 0,48 por cento, a 3,625 dólares por bushel, após ter tocado uma mínima histórica de 3,57 dólares por bushel. O primeiro contrato do trigo subiu quase 2 por cento e atingiu máxima de uma semana por compras de barganha e preocupações sobre perspectivas de safras ao sul da região Meio-Oeste dos EUA, disseram operadores. O trigo para março teve alta de 9,25 centavos de dólar, encerrando a 4,7575 dólares por bushel.
Rússia investirá US$275 mi no 1º semestre de 2016 para ajudar indústria automotiva
O governo da Rússia investirá 20 bilhões de rublos, 275 milhões de dólares, para apoiar a indústria automotiva do país na primeira metade de 2016, disse o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, nesta terça-feira. Manturov disse em uma entrevista para o canal de TV Rossiya 24 que o governo ampliará medidas existentes desde que as vendas de automóveis foram atingidas por uma queda acentuada do rublo e desaceleração econômica gerada pela fraqueza dos preços do petróleo e sanções ocidentais. As medidas incluem programas de renovação de frota e subsídios para empréstimos e fretamento de veículos. "A decisão foi tomada pelo primeiro-ministro para ampliar o programa de apoio à demanda no próximo ano... Até agora, a decisão foi tomada para a primeira metade do ano em cerca de 20 bilhões de rublos", disse Manturov.
China vê consumo de energia em alta em 2016
A China espera um crescimento no consumo de energia em 2016, disse nesta terça-feira a Xinhua, agência estatal de notícias do maior consumidor de energia do mundo. A demanda chinesa por petróleo bruto vai atingir 550 milhões de toneladas, ou 11 milhões de barris por dia, enquanto a demanda por gás natural deverá atingir 205 bilhões de metros cúbicos, disse Nur Bekri, chefe da Administração Nacional de Energia, segundo a Xinhua. Já o consumo de energia eléctrica subirá para 5,7 triliões de kilowatts-hora, enquanto o consumo de carvão deverá ser de 3,96 bilhões de toneladas. Combustíveis não-fósseis deverão representar 13,2 por cento das necessidades de energia do país em 2016, com alta ante os 12 por cento neste ano, enquanto o carvão verá sua representatividade cair para menos de 62,6 por cento, ante 64,4 por cento, segundo Bekri. O gás natural responderá por 6,2 por cento da matriz, enquanto combustíveis não-fósseis como energia nuclear e renováveis somarão 35,7 por cento. A energia renovável deverá gerar 1,7 trilho de kwh em 2016, com mais de 20 gigawatts em usinas eólicas e 15 gigawatts em usinas solares sendo instalados. A produção de petróleo chinesa deverá subir para 220 milhões de toneladas, ou 4,4 milhões de bpd, mesmo com preços próximos de mínimas de 11 anos. No geral, o crescimento do consumo de energia na China teve em 2015 o menor ritmo desde 1998, com alta de 0,9 por cento, segundo Nur Bekri.
Obama e Santos se reunirão para comemorar 15 anos do Plano Colômbia
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá em 4 de Fevereiro o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, para comemorar os 15 anos de lançamento do chamado Plano Colômbia contra o tráfico de drogas - informou nesta terça-feira a Casa Branca em comunicado. Segundo a nota, o Plano Colômbia é "o esforço comum para construir um futuro seguro e mais próspero para os colombianos". A visita de Santos à Casa Branca "será uma oportunidade para celebrar a frutífera parceria entre Estados Unidos e Colômbia" assim como "apoiar os esforços" do presidente colombiano para alcançar um acordo de paz com a guerrilha das Farc. Além disso, será uma oportunidade para "discutir a visão comum sobre a colaboração futura no caso de um histórico acordo de paz" entre o estado colombiano e as Farc, afirmou a nota. O Plano Colômbia surgiu de conversas entre os então presidentes Andrés Pastrana e Bill Clinton, e é formalmente um plano ambicioso para apoiar a revitalização económica da Colômbia, mas com um forte foco em ajuda militar e combate ao tráfico de drogas.
Tempestades e inundações aumentam balanço de mortos no Paraguai AFP AFP 28 de dezembro de 2015
Dois homens morreram nesta segunda-feira quando tentavam realizar tarefas para diminuir os prejuízos eléctricos causados pelas inundações no Paraguai, elevando para seis o número de mortos pela cheia dos rios - obrigando a evacuação de 140.000 pessoas na última semana. Um funcionário da companhia estatal de electricidade (Ande) morreu em decorrência de uma descarga eléctrica quando tentava repor um fluido eléctrico em San Patrício, a 200 km de Assunção, juntando-se a outro funcionário que perdeu a vida quando realizava uma pode de árvores perto da rede eléctrica no bairro de Sajonia da capital paraguaia, segundo a polícia. Quatro outras pessoas morreram esmagadas por árvores quando viajavam em seus veículos durante uma tempestade na região metropolitana da capital, na quinta-feira véspera de Natal. Nas últimas semanas, várias áreas ficaram sem energia devido a tempestades e fortes ventos que atingem grandes áreas do território, informaram porta-vozes da Direcção de Meteorologia. A forte chuva acelera a inundação de rios e córregos, um fenómeno que já deslocou mais de 90.000 pessoas na área de Assunção e outras 50.000 no restante da orla do rio Paraguai. O presidente Horácio Cartes visitou nesta segunda-feira as vítimas das cidades de Alberdi e Pilar, distantes 230 e 430 km respectivamente de Assunção, a quem incentivou não resistir às alarmantes inundações. "Eu entendo que não queiram deixar suas casas, mas eu quero que vocês saibam que existem alternativas. Temos lugares em Assunção. No entanto, nós vamos respeitar sua decisão", disse o chefe de Estado a residentes de Alberdi. Técnicos da Secretaria de Emergência Nacional (SEN) alertaram as pessoas de Alberdi, vizinha à cidade argentina de Formosa, que a parede de contenção de água pode render se o rio continuar a subir. A massa de água segunda-feira subiu dois centímetros na região de Assunção e está a apenas um metro do pico histórico de 1983, quando atingiu nove metros e inundou o porto e as principais ruas do centro. "É uma característica da natureza com a qual temos de conviver", disse Cartes às vítimas de Alberdi. O ministro da Fazenda paraguaio, Santiago Peña, disse à AFP que o governo prevê começar em janeiro um gigantesco muro de contenção que abarcará todo o litoral de Assunção (Costa Norte e Costa Sul) estimado em cerca de 300 milhões de dólares. Parte do financiamento será dado pelos Fundos Estruturais do Mercosul (Focem). "O governo está decidido a fazer estas obras. Não podemos continuar expondo a população aos problemas que as inundações trazem", enfatizou. Peña estimou em 10 milhões de dólares os custos associados aos danos causados pelas inundações apenas na capital. O atual é o terceiro pico de cheia em 2015, relacionado ao fenómeno El Niño.
Bélgica prende dois suspeitos de preparar atentados durante fim de ano
Dois suspeitos de preparar atentados em Bruxelas foram detidos em operações policiais que revelaram sérias ameaças contra vários locais simbólicos da capital belga durante as festas de fim de ano, segundo a promotoria federal. "A investigação revelou sérias ameaças de atentados contra vários locais de Bruxelas", indicou a promotoria em um comunicado. Um dos detidos é suspeito de "ameaças de atentados, participação em atividades de um grupo de terrorista na qualidade de dirigente, e recrutamento visando a cometer infrações terroristas", segundo a fonte. A outra pessoa é acusada de "ameaças de atentados e participação em atividades de um grupo terrorista". As prisões aconteceram após operações da polícia no domingo e na segunda-feira em Bruxelas, em Brabant e na região de Liège, "à pedido de um juiz de instrução, especialista em terrorismo". Após as operações, seis pessoas foram interrogadas pela polícia, duas delas foram detidas. Não foram encontrados armas ou explosivos, mas os investigadores "apreenderam material informático, roupas de treinamento militar e material de propaganda do grupo Estado Islâmico" que estão sendo analisados. Neste contexto, o organismo que avalia a ameaça terrorista na Bélgica, Ocam, elevou na segunda-feira o nível de alerta para "a polícia e presença militar em Bruxelas, que poderiam ser alvos simbólicos", indicou seu porta-voz. Bruxelas decretou estado de alerta em 3 de Novembro, um nível abaixo do máximo. Além do reforço das medidas de segurança em locais muito frequentados, as autoridades decidiram não abrir escolas ou estações de metrô, paralisando a cidade por quatro dias. "O que tememos, são ataques semelhantes aos Paris, com vários indivíduos em vários lugares", explicou na ocasião o primeiro-ministro belga, Charles Michel. As autoridades judiciais não revelaram qualquer detalhe sobre a identidade dos presos e não indicaram o local em que foram detidos, já que a investigação prossegue. Como parte da investigação dos ataques de Paris em 13 de Novembro, nove pessoas foram indiciadas na Bélgica, mas vários suspeitos seguem foragidos. Este é o caso de Abdeslam Salah, cujo irmão Brahim se explodiu em 13 de novembro, e seu amigo Mohammed Abrini. Perseguido por todas as polícias da Europa, é suspeito de levar os camicases que se explodiram no Stade de France em 13 de novembro, antes que recorrer aos amigos em Bruxelas, que o levaram para a Bélgica. Seu irmão Brahim se explodiu ante um bar na mesma noite. "Temos em conta que pode continuar na Bélgica porque é uma das possibilidades", declarou o ministro do Interior, Jan Jambon, ao jornal belga Le Soir. A polícia também busca Mohamed Abrini, suspeito de acompanhar Salah Abdeslam à capital francesa dois dias antes dos ataques.
Efeitos do El Niño beneficiarão safra de café arábica 2016/17 no Brasil, diz Cepea
As condições climáticas geradas pelo fenómeno El Niño tendem continuar ser benéficas para a safra 2016/17 de café arábica do Brasil, durante o primeiro semestre de 2016, avaliou nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo. Com auxílio das chuvas, a florada e a granação do café arábica têm estado em um bom ritmo, o que pode indicar uma colheita maior na próxima temporada. No entanto, como os estoques da commodity estão reduzidos, os preços podem obter apoio por mais tempo ao longo do ano, apontou o Cepea. "Com esse cenário e considerando-se que a próxima temporada será de bienalidade positiva, colaboradores do Cepea indicam que caso as condições climáticas sigam favoráveis a produção de arábica pode superar a da actual temporada, tanto em qualidade como em volume", afirmou o Cepea. O Cepea não fez estimativas. Por outro lado, no Espírito Santo, principal área produtora de robusta no país, a estiagem de 2015 prejudicou o desenvolvimento da safra mesmo após floradas volumosas. "As expectativas iniciais são de que a safra 2016/17 não seja boa", alertou o Cepea sobre o cultivo de robusta no país.
Partido catalão pró-independência não chega a acordo sobre novo líder
O movimento pró-independência da Catalunha sofreu um revés no domingo, quando falhou em concordar sobre um novo líder, potencialmente forçando uma nova eleição na região. Partidos a favor da separação entre Espanha e Catalunha conquistaram a maioria dos assentos na eleição regional de Setembro, mas divisões entre os grupos diminuíram as previsões de continuar a tentativa de independência. Partidos pró-independência realizaram uma tentativa de acordo na terça-feira para formar um governo na região. Mas o acordo perdeu força no domingo quando o partido catalão anti-capitalismo CUP, parceiro minoritário da coalizão pró-independência, fracassou em alcançar uma decisão sobre seu candidato parceiro para liderar o governo, Artur Mas, no poder desde 2010. A votação dividida, no qual 1.515 membros do CUP votaram por Mas e o mesmo número votou contra, aumenta a probabilidade de a Catalunha precisar de nova eleição, que seria a quarta desde 2010. O CUP planeia outro encontro em 2 de Janeiro, mas caso o assunto continue sem decisão até o prazo de 9 de Janeiro, uma nova eleição será convocada automaticamente.
Bachelet diz que termina "pior" dos seis anos à frente do Chile
A presidente Michelle Bachelet admitiu que 2015 foi o "pior" dos seis anos que contabiliza à frente do governo chileno, um período em que viu sua popularidade despencar após a revelação de um caso de especulação imobiliária milionário envolvendo seu filho. "Claramente, até agora, é o pior", afirmou Bachelet ao ser entrevistada pelo jornal Metro sobre o saldo deste 2015 como chefe de governo. A socialista, que em Março completou o primeiro ano de seu segundo mandato depois de um primeiro governo entre 2006 e 2010, confessou que está "ansiosa para o dia 31 de Dezembro (...). Espero que tudo corra melhor". "Eu não me refiro à minha avaliação nas pesquisas, mas tivemos alguns frutos das coisas que estamos fazendo para melhorar a vida de nossos compatriotas", disse Bachelet, que atingiu o menor nível de apoio popular em sua história como presidente, cerca de 22%. A popularidade de Bachelet despenhou depois que foi revelado o negócio milionário de especulação imobiliária realizado por seu filho mais velho, Sebastián Dávalos e sua esposa, Natalia Compagnon, ambos sob investigação por "informação privilegiada" e "tráfico de influência" pela compra e venda de terras no sul do Chile.
Psiquiatra americano Robert Spitzer morre aos 83 anos
O psiquiatra norte-americano Robert Spitzer, que ajudou a estabelecer novos padrões para doenças mentais e tirou a homossexualidade da lista de transtornos, morreu aos 83 anos - informou a imprensa local nesta terça-feira. Spitzer faleceu no último 25 de Dezembro na cidade de Seattle vítima de complicações no coração, afirmou ao jornal The New York Times a esposa dele, Janet Williams. Ele também sofria com o mal de Parkinson. Nos anos 1970, Spitzer teve um papel de liderança na revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, na sigla em inglês), principal guia de diagnósticos da área. Suas contribuições para várias edições do DSM são vistas como revolucionárias, ajudando a redefinir muitos dos comportamentos classificados como transtornos, utilizando padrões rigorosos - em vez de se basear nas classificações relativas à análise freudiana. A homossexualidade, que até a década de 1970 era listada como um transtorno mental no DSM, foi um dos focos de pesquisa de Spitzer. O médico trabalhou activamente pela mudança após reuniões com activistas dos direitos gays, concluindo que, se gays e lésbicas estão confortáveis com sua sexualidade, isso não poderia ser um transtorno. Mas Spitzer gerou polémica em 2001, quando publicou um estudo que descrevia uma terapia "reparativas" para alterar o comportamento homossexual. Activistas gays protestaram, e ele pediu desculpas publicamente em 2012, dizendo que era a única coisa em sua carreira de que se arrependia.
Estado Islâmico tem determinação sobre quem pode fazer sexo com escravas
Teólogos do Estado Islâmico emitiram uma decisão extremamente detalhada sobre quando "donos" das mulheres escravizadas pelo grupo extremista podem ter relações sexuais com elas, em uma aparente tentativa de conter o que eles chamaram de violações no tratamento das capturadas. A decisão, ou fatwa, tem força de lei e parece ir além das conhecidas declarações anteriores do Estado Islâmico sobre o assunto, disse um destacado estudioso desse grupo jihadista. A medida lança nova luz sobre a forma como o grupo está tentando reinterpretar centenários ensinamentos para justificar a escravidão sexual de mulheres em áreas da Síria e do Iraque que controla. A fatwa estava entre um enorme acervo de documentos capturados por Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos durante um ataque que tinha como alvo um alto funcionário do Estado Islâmico na Síria, em maio. A Reuters viu alguns dos documentos, que não foram previamente publicados. Entre as normas religiosas estão a proibição de pai e filho manterem relações sexuais com a mesma escrava; e o proprietário de uma mãe e filha fazer sexo com ambas. A relação sexual também é proibida para coproprietários de uma prisioneira do sexo feminino porque ela é vista como "parte de uma propriedade conjunta". A Organização das Nações Unidas e grupos de defesa dos direitos humanos acusam o Estado Islâmico do rapto e estupro sistemático de milhares de mulheres e meninas, especialmente membros da minoria yazidi no norte do Iraque. Muitas têm sido dadas aos combatentes como uma recompensa ou são vendidas como escravas sexuais. Longe de tentar esconder a prática, o Estado Islâmico se vangloriou disso e criou um departamento de "despojos de guerra" para gerenciar a escravidão. A Reuters informou na segunda-feira sobre a existência do departamento. Em um relatório de Abril, a Human Rights Watch entrevistou 20 fugitivas do sexo feminino que contaram como combatentes do Estado Islâmico separavam as moças e meninas de homens e meninos e mulheres mais velhas. Elas foram levadas "de uma forma organizada e metódica para vários lugares no Iraque e na Síria" e eram então vendidas ou dadas como presentes, e repetidamente violadas ou submetidas a violência sexual.
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA D’OURO: Multados por colectar ovos de tartarugas
Quatro indivíduos foram neutralizados por oficiais da Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro (RMPPO) quando tentavam colectar ovos de tartarugas marinhas nas praias da Ponta do Ouro e Ponta Malongane, no distrito de Matutuíne, província de Maputo. A apreensão e posterior detenção dos infractores ocorreram na última semana de Novembro do corrente ano graças a denúncias feitas por turistas e populares junto aos fiscais da Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro. As autoridades daquela área de conservação da biodiversidade congratulam-se com a atitude tomada pelos moradores e turistas que denunciaram o facto e consideram-na positiva por reflectir o trabalho que vem sendo realizado por aquela instituição, nas vertentes de educação ambiental e de fiscalização. Na ocasião, os quatro indivíduos alegaram não saber que colher ovos de tartarugas marinhas é proibido por lei. Não obstante o alegado desconhecimento da lei, permaneceram detidos na esquadra da Polícia durante três dias, enquanto se analisava a infracção. Refira-se que a Lei 16/2014, Lei de Conservação da Biodiversidade, prevê multa de 11 a 50 salários mínimos, pagos na função pública, para quaisquer actos que perturbem recursos naturais ou culturais em áreas de conservação. No caso vertente, aos indivíduos em causa foi lhes aplicada uma multa de aproximadamente 26 mil meticais. Foram tidos como atenuantes o facto de não serem reincidentes na prática daquele tipo de crime ambiental e não terem oferecido resistência durante a apreensão, para além de que não chegaram a danificar os ninhos de tartarugas marinhas, de onde tentaram retirar ilegalmente os ovos daqueles animais protegidos por lei. A Administração da Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro espera que estas medidas desencorajem, naquela área de conservação, a colecta de ovos de tartarugas marinhas para o consumo ou a caça das fêmeas para o mesmo efeito.
NOVOS INGRESSOS PARA 2016: Matrículas terminam amanhã
Termina amanhã em todo o país o processo de matrículas para os novos ingressos (1.ª classe) para o ano lectivo de 2016. As projecções do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) apontam para a inscrição de um efectivo de um milhão, 370.120 crianças a serem matriculadas até ao último dia do processo de modo a frequentarem a 1.ª classe no próximo ano lectivo. O processo de matrículas para os novos ingressos arrancou no passado dia 1 de Outubro, como já vem sendo prática nos últimos anos, e o MINEDH promete apresentar o balanço final para o mês. Neste processo estão a ser matriculados alunos com idades que variam de seis aos 14 anos, incluindo menores com necessidades educativas especiais. O número de novos ingressos, segundo dados avançados ao nosso Jornal ontem pelo MINEDH, representa um aumento de três por cento em termos de crianças que entram pela primeira vez na escola comparativamente ao que foi reportado este ano. No total o sector vai funcionar com mais de seis milhões e 400 mil alunos em 12 mil estabelecimentos de ensino a serem colocados à disposição no próximo ano lectivo. Em contacto com a nossa Reportagem, o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, apelou aos pais para quer assumam o seu papel e pessoalmente matriculem os seus filhos e ainda evitar que esse registo fique para o último dia. “Teremos todos de fazer um ano lectivo diferente e com bons resultados para todos. Por isso vamos matricular os nossos filhos e ajudar na preparação do próximo ano lectivo” – apelou Ferrão. Entretanto, sabe-se que os directores das escolas estão instruídos para criar todos os mecanismos de facilitação deste processo, onde os encarregados que não tiveram toda a documentação exigida presentemente o possam fazer chegar mais tarde. Desta feita, no acto da matrícula quem não tiver todos documentos não lhe será vedado o aceso ao processo, devendo beneficiar de um prazo de três meses para regularizar a inscrição. O que o MINEDH pretende é ver todas as crianças dentro do sistema. Ainda no mês de Outubro foi realizado o processo de inscrição dos alunos internos da 6.ª, 8.ª e 11.ª classes. Assim, renovou a matrícula na 6.ª classe um total de 443.015 alunos, na 8.ª o universo foi de 219.520 e na 11.ª as projecções apontaram para 80.111 alunos. O sector continua por indicar as datas para as matrículas da 8.ª e 11.ª classes. Uma vez que os alunos dos ciclos anteriores (7.ª e 10.ª classes) estavam em exames finais as listas e as colocações deverão ser tornadas públicas brevemente de modo a conferir espaço para os alunos com direito a vagas se matricularem. Quanto ao universo de professores, o MINEDH explica que no Ensino Geral (de 1.ª à 12.ª classe) estarão a leccionar para o ano mais de 120 mil professores, sendo 55 por cento afectos no Ensino Primário. Existem ainda professores afectos ao Ensino Técnico-Profissional, Formação de Professores e Educação de Adultos, devendo ao todo ser 143.558 ao serviço do sector em todo o país no próximo ano lectivo.
Forças Armadas de Defesa e Segurança inviabilizam manifestação da Renamo em Maputo
As Forças Armadas de Defesa e Segurança impediram na manhã desta terça-feira, uma marcha de membros do maior partido político da oposição, por considerá-la ilegal. Um contigente das Forças de Defesa e Segurança (FDS) fortemente armado, cercou ontem, durante parte das primeiras horas da manhã, a sede da Renamo, na cidade do Maputo, para inviabilizar uma marcha de militantes daquele partido, que estava programada para esta terça-feira. Em mais um caso que mostra o nível de tensão política prevalecente no país. As FDS posicionaram-se com carros blindados, brigada anti-motim e polícia canina, nas ruas que dão acesso `a sede do maior partido da oposição, com uma prontidão para responder a qualquer desacato. Testemunhas ouvidas pelo “O País” contaram que a movimentação iniciou por volta das cinco horas da manhã. Durante a presença policial, houve registo de momentos de exaltação de ânimos entre as autoridades e membros da Renamo, tendo a polícia disparado gás lacrimogéneo e balas de borracha, que chegaram a danificar uma tabacaria e uma viatura.
Falta de água: Consumidores manifestam-se em Tsalala
DEZENAS de residentes do bairro de Malhampsene, na Matola, manifestaram-se na manhã de ontem junto das instalações da Águas da Região de Maputo (AdeM), no bairro Tsalala, para exigir explicações do facto de a água não chegar às suas residências. Alguns manifestantes contaram que não sai água nas suas torneiras desde o dia de 24 de Dezembro. Outros sustentam que não têm água há meses e nunca lhes foi dito algo pela empresa. Depois de algum momento de tensão, em que até se temeu por actos de vandalismo, os moradores foram recebidos pela Direcção da Águas da Região de Maputo (AdeM), Área Operacional de Tsalala. Da interacção havida entre as partes, percebeu-se que o grupo tinha inquietações diversas, de acordo com Fabião Guiuele, porta-voz da empresa. Alguns afectados disseram que não têm água há meses, outros reportaram que o recurso lhes chega em dias alternados. Alguns relataram que nas suas torneiras nada pinga desde 24 de Dezembro, facto que era do desconhecimento da AdeM, de acordo com o porta-voz. Fabião Guiuele explicou ao nosso Jornal que existem nos bairros grupos com os quais a AdeM troca informações sobre o abastecimento de água e sempre que houver anomalias no fornecimento, mas neste caso de Malhampsene nada foi reportado. Após o encontro de ontem, a “Águas” despachou várias equipas para juntamente com os afectados aferir as causas das anomalias e possíveis medidas de mitigação. Contudo, Guiuele, que é também director da Área Operacional da Matola, disse que Malhampsene é uma zona alta e a água só chega após abastecer outros bairros e quando o depósito já estiver no limite da sua capacidade, o que concorre para a fraca pressão. Devido a este problema, a AdeM chegou a construir um ponto de toma onde os moradores sem água nas residências podiam tirar o líquido. Entretanto, a unidade de abastecimento e a respectiva rede de alimentação foram destruídos. Aliás, no que diz respeito à rede, a fonte apelou aos moradores de Malhampsene para que evitem . Explicou que nalgum momento a água não chega a certas zonas do bairro devido à destruição da tubagem protagonizada pelos próprios residentes. O processo de produção e distribuição de água em Boane, Matola ou cidade de Maputo depende inteiramente da energia eléctrica que é fornecida, neste momento, sob restrições devido a uma avaria na subestação da Matola, o que concorre para algumas das perturbações que se registam no abastecimento de água.
Cortes de energia em 40 áreas de Maputo e Matola
Cinco a seis horas sem energia. Este é o novo risco ao qual estão expostos os consumidores da energia fornecida pela Electricidade de Moçambique na região sul, na sequência da avaria que ocorreu há três meses na Subestação da Matola. Ao todo são 40 áreas das cidades de Maputo e Matola abrangidas pelo plano de restrições divulgado, esta segunda-feira, pela empresa pública com objectivo de “permitir que os consumidores se possam precaver de possíveis cortes”. De acordo com o documento, as restrições estarão divididas em horários e áreas, no período entre as 06 e as 12 horas e entre as 18 e as 23 horas. No período da manhã, os cortes acontecem no centro da cidade de Maputo e afectam 12 áreas. São elas: Avenidas 24 de Julho, Mahomed Barre, Vladimir Lenine, Samora Machel, Rua da Rádio, Porto de Maputo, Caminhos de Ferro de Moçambique, avenida Josina Machel, Filipe Samuel Magaia, Guerra Popular e Maguguane.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Renamo nega notícias sobre alegadas deserções no seu braço armado
A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição em Moçambique, considerou hoje que as alegadas deserções de homens armados do movimento, que têm sido anunciadas nos últimos meses pelo Governo, “não correspondem à verdade”. “Há um movimento estranho que está a ser organizado pelo Governo para dar a entender que elementos da Renamo estão a abandonar as fileiras para se entregar ao Governo, o que não corresponde à verdade, aqueles elementos nunca foram militares da Renamo“, afirmou, em conferência de imprensa, o porta-voz da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), António Muchanga. Muchanga qualificou de “charlatão” um alegado guerrilheiro da Renamo apresentado pelo Ministério dos Combatentes como tendo-se rendido ao Governo e considerou-o um exemplo da “mentira do Governo”, assinalando que a pessoa em causa foi expulsa do aparelho do Estado por alegado mau comportamento. O porta-voz do principal partido de oposição considerou estranho que os desertores sejam todos apresentados em conferências de imprensa em Maputo, no sul, mesmo alegando terem pertencido às fileiras do braço armado da Renamo no centro ou norte do país. O Governo moçambicano tem apresentado , ao longo deste ano, alegados membros do braço armado do principal partido de oposição que supostamente desertam da organização para integrarem as forças de defesa e segurança. A Renamo recusa a exigência do executivo moçambicano de se desarmar, impondo como condição para a sua desmilitarização a indicação de oficiais da sua confiança para postos de comando nas forças de defesa e segurança moçambicanas. O braço armado daquele movimento tem-se envolvido em confrontos com as forças de defesa e segurança moçambicanas no contexto da crise política e militar que prevalece em Moçambique desde 2012.
Boko Haram impede um milhão de crianças de ir à escola
A acção do grupo radical Boko Haram impede mais de um milhão de crianças de ir à escola, refere a Unicef, sublinhando que a falta de educação vai alimentar ainda mais o radicalismo na Nigéria e nos países vizinhos. Mais de 2.000 escolas estão fechadas na Nigéria, Camarões, Chade e Níger – os quatro países mais afectados pelos ataques do grupo – e centenas de outros estabelecimentos foram atacados, pilhados ou incendiados pelos ‘jihadistas’, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, tinha dado ao exército, um prazo até ao final do ano para vencer o grupo islamita. A três semanas do final daquele prazo, os radicais do Boko Haram que juraram fidelidade ao grupo radical Estado Islâmico continuavam os ataques quer na Nigéria, quer nos países vizinhos. Entretanto, há duas semanas advertiu que as operações militares contra a rebelião do Boko Haram – cujo nome significa “a educação ocidental é proibida” – poderão durar mais tempo que o previsto. Mas mesmo no caso do exército ser bem-sucedido, analistas advertem que o governo terá de lidar com o tumulto social decorrente de uma geração de crianças que não têm ido à escola. “Quanto mais tempo (as crianças) não forem à escola, maior é o risco de serem maltratadas, raptadas e recrutadas por grupos armados“, disse Manuel Fontaine, director regional da Unicef para a África ocidental e central. A acção do Boko Haram e subsequente repressão por parte das forças de segurança causaram 17.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009, escreve a agência AFP.
Polícia neutraliza dois indivíduos acusados de roubo de viatura e posse de uma arma proibida
A Polícia da República de Moçambique em Inhambane, deteve na última sexta-feira (18), dois cidadãos cujos nomes não foi possível apurar, com idades que variam entre 25 a 35 anos de idade, acusados de roubo de viatura e porte de uma arma proibida do tipo pistola. De acordo com a polícia, na voz do chefe do departamento das relações públicas no comando provincial da PRM em Inhambane Juma Aly Dauto, o cidadão na posse de uma pistola é trabalhador das minas na África do Sul e diz ter adquirido a arma para a defesa pessoal, e foi neutralizado no distrito de Inharrime graças a denúncias populares. “Neutralizamos este individuo na posse de uma arma proibida, ele acabava de voltar do país vizinho África do Sul, onde segundo ele trabalha como mineiro, quando na companhia de alguns amigos o meteram se numa confusão, o cidadão apontou a arma a um dos amigos por sinal vizinho, não se sabe se estava bêbado ou não e a vizinhança por estar com medo, recorreram ao posto policial mais próximo para denunciar. A policia neutralizou o cidadão e o mesmo diz que a arma era para a defesa pessoal, ele não tem nenhuma documentação que autoriza a sua circulação”‚ sublinhou. “Enquanto que o cidadão acusado de roubo de viatura foi neutralizado no distrito da Massinga, quando este tentava sem sucesso vender a mesma. A viatura foi roubada na localidade de Chizapela, distrito de Homoíne, valeu a pronta intervenção da policia. Este cidadão fazia parte de uma quadrilha que se dedica no roubo de viaturas, os seus comparsas estão em locais incertos, este é que teve azar e caiu nas mãos da polícia, a polícia vai continuar a trabalhar com vista a neutralizar outros integrantes do grupo”, sublinhou. Juma Aly Dauto apela a população para que continue a intensificar vigilância, denunciando as autoridades mais próximas quaisquer intenções e acções susceptíveis de alterar a ordem pública ou descambar em violência. Todos os cidadãos devem evitar apelos tendenciosos desordem à insurreição ou de recurso a violência e a guerra. Apela igualmente para que os cidadãos certifiquem se de trancar as portas, janelas e accionar outros dispositivos de segurança das suas residências sempre que se ausentarem das mesmas principalmente nesta quadra festiva. Salientar que a vila municipal da Massinga é reconhecida por ser um dos palcos de esconderijos e venda de viaturas roubadas.
Na Maxixe: Médicos tradicionais preocupados com a onda de feitiçaria
Numa mensagem dirigida aos munícipes de Inhambane, na última quarta-feira (23), durante uma conferência de impressa que tinha por objectivo a busca de soluções para o combate a feitiçaria em Moçambique. A presidente provincial da medicina tradicional em Inhambane Ruthe Samuel, defendeu que a maioria dos casos como o ódio e a feitiçaria registados no país e em particular na província de Inhambane são causados pelas diferenças sociais e pelos curandeiros mal informados. “É notório ver famílias a procura de curandeiros para a cura dos problemas, e que muitos deles são mal informados ou seja que incitam a violência”, sublinhou. Em Inhambane por exemplo, há muitos pais, avós que são assassinados pelos filhos ou netos, acusado-os de feiticeiros. Este fenómeno é mais comum durante a quadra festiva. “Os jovens no seu íntimo devem saber que desde criança os pais não lhe enfeitiçaram e muito menos lhes desejaram o mal, não há motivos de se deixarem enganar por um certo grupo de curandeiros que cujo objectivo é destruir a família, separar os filhos dos pais ou netos dos seus avós. Queremos que as famílias passem uma quadra festiva num ambiente de paz”, sublinhou. Por outro lado, Ruthe Samuel chama também atenção aos chamados curandeiros mal informados ou burladores, para que não usem do cargo para tirarem proveito, pois aquele que for encontrado ou denunciado por denegrir a imagem dos bons curandeiros será punido nos termos da lei. Aliás a responsável avançou ainda que já está em curso o processo de investigação dos curandeiros a nível da província. A acção esta liderada pelos activistas da medicina tradicional, o objectivo é acabar com os falsos curandeiros. A nível da província de Inhambane, a associação conta com perto de 1500 colaboradores, sendo que 400 são da Maxixe.
Nigéria: Explosão de gás resulta em dezenas de mortes
“Dezenas de pessoas” morreram na explosão de um depósito de gás butano na cidade nigeriana de Nnewi, no Sudeste do país, anunciou o Presidente, Muhammadu Buhari. O desastre ocorreu horas antes da noite de Natal e, segundo as autoridades, havia muita gente no posto para abastecer botijas para poder cozinhar para a celebração. Uma testemunha contou que um camião começou a fazer o reabastecimento do posto sem esperar pela ordem de avançar, que só é dada depois de o equipamento ter tempo para arrefecer. “O camião incendiou-se e depois explodiu tudo”, disse um habitante de Nnewi, Joe Okeke, ao jornal nigeriano Vanguard.
Confiança da indústria encerra 2015 com alta em dezembro, aponta FGV
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) encerrou o ano com ganhos em Dezembro devido à melhora das expectativas, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. O ICI teve alta de 1,1 ponto em Dezembro na comparação com o mês anterior, atingindo 75,9 pontos. "A alta do ICI no quarto trimestre traz boas notícias, como o movimento no sentido de normalização dos estoques e alguma melhora das expectativas. Porém, como os indicadores da pesquisa visitaram seus mínimos históricos ao longo do segundo semestre, e a alta é tímida, há que se esperar por novos avanços para se confirmar uma mudança de trajectória", destacou a coordenadora da pesquisa, Tabi Thuler Santos. O que impulsionou o resultado do ICI foi o Índice de Expectativas (IE), com ganho de 1,9 ponto, a 77,0 pontos. Por sua vez o Índice da Situação Actual (ISA) avançou 0,4 ponto, a 75,2 pontos. Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada teve avanço de 0,5 ponto percentual e foi a 75,1 por cento em Dezembro sobre o mês anterior, após atingir a mínima histórica em Novembro. A produção industrial iniciou o quarto trimestre com perdas generalizadas, sem dar sinais de recuperação, ao recuar 0,7 por cento em Outubro na comparação com Setembro, a quinta leitura mensal negativa e a mais acentuada desde 2011.
Gripe suína fez 112 mortos no Irã desde meados de novembro
O número de vítimas de uma epidemia de gripe suína desencadeada no Irã em meados de Novembro dobrou nas últimas duas semanas, passando de 57 a 112 mortos, anunciou nesta segunda-feira um funcionário do ministério da Saúde iraniano, citado pela agência estatal de notícias IRNA. Desde meados de Novembro, "1.190 pessoas contraíram o vírus H1N1 e foram hospitalizadas" e "o número de mortos é de 112", declarou Mohammad Mehdi Guya, do ministério da Saúde. O último balanço divulgado em 15 de Dezembro evocava 57 mortos. A epidemia está "sob controle" e "a primeira onda, a mais grave" diminuirá, disse Mohammad Mehdi Guya. A maioria das mortes ocorreu no sudeste do Irã, perto da fronteira com o Paquistão, de onde o vírus partiu, informaram as autoridades iranianas. Em junho de 2009, após o aparecimento de dois casos nos Estados Unidos e no México, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de pandemia. Desde então, até agosto de 2010, quando a OMS elevou o alerta, 18.500 pessoas morreram no mundo vítimas da influencia A (H1N1).
Presidente da China Telecom é investigado por corrupção
O presidente da China Telecom, uma das três principais companhias de telecomunicação chinesas, está sendo investigado, anunciou neste domingo o governo de Pequim, no que parece ser o caso mais recente da política de linha dura contra a corrupção. Chang Xiaobing está sendo investigado por "violações disciplinares severas", segundo um comunicado publicado no site da Comissão Central de Inspecção Disciplinar. O termo é um eufemismo normalmente empregado nos casos de corrupção. Chang teria sido raptado, segundo um artigo publicado na respeitada revista de negócios Caijing, que afirmava que este desaparecimento ocorreu dias antes de uma importante reunião da companhia estatal, prevista para 28 de Dezembro. Desde a chegada ao poder do presidente Xi Jinping, em 2013, as autoridades chinesas realizam uma campanha de linha dura contra oficiais corruptos, uma iniciativa considerada uma punição política por alguns especialistas. Vários empresários de alto escalão se viram envolvidos em investigações por corrupção depois que as autoridades anunciaram que concentrariam seus esforços no sistema de companhias estatais, um reduto que resistiu a múltiplas tentativas de reforma.
domingo, 27 de dezembro de 2015
Forte terremoto atinge norte do Afeganistão
Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu o norte do Afeganistão e do Paquistão nesta sexta-feira, dois meses depois que mais de 300 pessoas morreram após um tremor na mesma região montanhosa. Fortes tremores foram sentidos na capital afegã de Cabul às 23h14 locais (17h14 no horário de Brasília) e na capital paquistanesa de Islamabad, acordando pessoas que já dormiam e tirando-as de suas casas. Os abalos foram sentidos também em Nova Délhi, de acordo com fontes oficiais. O Serviço Geológico dos Estados Unidos afirmou que o terremoto, inicialmente classificado como de magnitude 6,4, originou-se a uma profundidade de 203 km e teve seu epicentro a 82 km a sudeste da cidade de Feyzabad, capital da província afegã de Badakhshan. No Paquistão, o governo da província de Khyber Pakhtunkhwa emitiu alerta logo após os tremores, mas não há informações sobre vítimas ou danos a propriedades até o momento. Um terremoto de magnitude 6,2 é considerado forte e pode causar estragos sérios. Um terremoto de escala 7,5 atingiu o Afeganistão e o Paquistão no dia 26 de Outubro, destruindo milhares de casas e matando mais de 300 pessoas.
Exército sírio mata liderança de principal grupo rebelde de Damasco
A liderança do principal movimento rebelde de Damasco, o Jaish al-Islam, foi dizimada nesta sexta-feira por um bombardeio do Exército sírio que matou Zahran Alloush e ao menos outros cinco comandantes do grupo, informaram diversas fontes. Zahran Alloush, 44, era o principal chefe do Jaish al-Islam (Exército do Islã), e sua morte foi confirmada pelo regime em Damasco, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) e a Coalizão Nacional Síria (CNS), a primeira força da oposição no exílio. O líder "Zahran Alloush, chefe do Jaish al-Islam, e outros cinco dirigentes do grupo morreram" nos bombardeios aéreos no subúrbio de Damasco, destacou o OSDH. Um dos dirigentes do grupo disse à AFP que Alloush "morreu em um ataque contra a localidade de Al Marj, em Ghuta oriental, junto a comandantes do Jaish al-Islam". "Três aviões dispararam contra uma reunião secreta" do comando. Um porta-voz do Exército sírio confirmou o ataque e exibiu vídeos da acção na TV. Segundo um oficial do regime, o ataque foi realizado por dois aviões sírios com mísseis fornecidos por Moscou e atingiu uma reunião cujo objectivo era reorganizar as forças rebeldes após a queda da localidade de Marj al-Sultan. O militar garantiu que o bombardeio matou 12 dirigentes do Jaish al-Islam e sete do Ahrar al-Sham, além de dezenas de guarda-costas dos dois grupos rebeldes. Trata-se de "uma das perdas mais significativas" para a oposição síria, disse o analista Charles Lister. Horas após o ataque, o grupo anunciou a escolha do novo chefe, Abu Himam al-Buwaydani, um combatente de 40 anos cuja família é ligada à Irmandade Muçulmana, disse à AFP Abdel Rahman, dirigente do OSDH. Apoiado por Riad, o Jaish al-Islam controla a maior parte da periferia leste da capital, bombardeada regularmente pelas forças do regime e pela aviação russa. O governo de Bashar al Assad o qualifica com frequência de grupo "terrorista". Alloush era filho de um pregador salafista que vive na Arábia Saudita. Detido pelo regime sírio em 2009, foi libertado em Junho de 2011 com base em uma anistia geral, três meses após o início do conflito que já deixou mais de 250 mil mortos. O Jaish al-Islam, de inspiração salafista, é profundamente antialauita (confissão do presidente Bashar al Assad). Embora a princípio tenha se mostrado defensor da implantação de um Estado islâmico, recentemente havia adotado uma retórica mais moderada. Hostil ao grupo Estado Islâmico (EI), em julho sua organização foi criticada por registrar em vídeo a execução de cerca de 20 jihadistas, reproduzindo uma prática macabra que se tornou marca registrada do EI; e em novembro utilizou civis alauitas e soldados do regime como escudos humanos para evitar bombardeio do regime. A morte de Allush ocorre após o Exército sírio, que desde 30 de Setembro conta com o apoio da aviação russa, anunciar uma grande ofensiva para retomar o controle desta região rebelde. O Jaish al-Islam participou da reunião entre os principais grupos de oposição na Arábia Saudita, no início de dezembro, quando foi anunciado um acordo para iniciar conversações com Damasco vinculado a saída de Assad do poder.
Casal Obama (e seus cães) envia mensagem de Natal aos americanos
O presidente Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama - e os cães da família - prestaram homenagem aos soldados americanos em uma mensagem na qual desejaram Feliz Natal aos compatriotas. Os Obama, que passam as festas de fim de ano na residência do presidente no Havaí, pediram compaixão e solidariedade aos americanos. Também fizeram um apelo para que permaneçam juntos "como uma família". "Nestas festas, também queremos honrar aqueles que defendem estes valores com o uniforme do nosso país. A cada dia, estes corajosos homens e mulheres de uniforme lutam para nos manter seguros, assim como suas famílias", afirmou o presidente ao lado da primeira-dama. Em um tom mais relaxado, Obama destacou que este é um de seus momentos preferidos do ano, pela convivência com a família e os amigos, apesar de ter que passar "toda a noite afastando Bo e Sunny dos cookies deixados para o Papai Noel", disse, em referência aos cachorros da família. "Também é minha mensagem semanal favorita do ano porque tenho a companhia de uma estrela convidada: a senhora Obama", completou.
Japão diz que navio armado chinês entrou em águas japonesas
Um navio da guarda costeira chinesa com o que pareciam ser torres blindadas de artilharia entrou em águas territoriais reivindicadas pelo Japão no leste do Mar da China, disse a guarda costeira japonesa no sábado, acrescentando que esta foi a primeira vez que ocorreu a incursão de um navio chinês armado na área em disputa. O navio foi um dos três que surgiram próximo das águas das disputadas ilhas Senkaku, conhecidas na China como Diaoyus, pouco depois das 9h30, no horário local, e deixou as águas reivindicadas pelo Japão cerca de 70 minutos depois, disse um porta-voz da guarda costeira japonesa. O navio foi visto pela primeira vez na área na tarde de terça-feira e estava navegando a 29 quilómetros da região disputada na quarta-feira, segundo a guarda costeira japonesa. Àquela altura, a China dizia que seus navios estavam carregando apenas equipamentos padrão e não faziam nada de errado em águas chinesas. A disputa sobre as ilhas controladas pelo Japão tem sido um ponto importante de atrito na frequentemente tensa relação entre os dois países.
Estado Islâmico sancionou extração de órgãos, segundo documento conseguido pelos EUA
O Estado Islâmico sancionou a extracção de órgãos humanos numa decisão dos estudiosos religiosos do grupo que ainda não havia sido divulgada, provocando temores de que o violento grupo extremista possa estar traficando partes do corpo humano. A decisão, registada num documento de 31 de Janeiro deste ano visto pela Reuters, diz que tirar órgãos de prisioneiros vivos para salvar uma vida muçulmana, mesmo se isso for mortal para o preso, é admissível. A Reuters não teve como confirmar de forma independente a autenticidade do documento. Autoridades dos Estados Unidos dizem que ele estava entre outras informações obtidas pelas forças especiais do país durante uma acção no leste da Síria em maio. "A vida e os órgãos do apóstata não têm que ser respeitadas e podem ser tirados com impunidade", afirma o documento, que tem a forma de um fatwa, ou decisão religiosa, do Estado Islâmico. "Órgãos que terminam com a vida do cativo se retirados: a retirada desse tipo não é também proibida", afirma o fatwa número 68, de acordo com a tradução do governo dos EUA. O documento não oferece nenhuma prova de que o Estado Islâmico pratica de fato a colecta ou o tráfico de órgãos, mas fornece sanção religiosa para isso. Previamente, o Iraque acusou o grupo de colectar órgãos e traficá-los para obter lucro.
Ex-professor japonês condenado por fotos de sexo com menores
O ex-director de um colégio japonês foi condenado nesta sexta-feira a dois anos de prisão, mas com suspensão condicional da pena, por ter feito fotografias de encontros sexuais que incluíram menores de idade, durante várias viagens às Filipinas. O acusado, Yuhei Takashima, de 65 anos, foi detido em Abril, depois da denúncia de uma adolescente de 13 anos. De acordo com a acusação, o réu teve quase 12.000 encontros sexuais pagos, incluindo pelo menos três comprovados com menores de idade. A condenação se deve sobretudo ao fato de ter "feito fotografias de atos obscenos com três adolescentes de 12 e 14 anos" em um hotel nas Filipinas há dois anos, anunciou o juiz Naoko Omori, que classificou o comportamento de Takashima como "vicioso". Também disse que ele "tirou vantagem da situação económica das jovens". "Como professor deveria saber que nas Filipinas, assim como no Japão, as crianças devem estar protegidas", afirmou o juiz.
Moscou diz que tráfico de petróleo do EI à Turquia toma novas rotas
A Rússia afirmou nesta sexta-feira que a organização jihadista Estado Islâmico (EI) continua com o tráfico de petróleo à Turquia tomando uma nova rota pelo norte do Iraque, para evitar os bombardeios russos. O Estado-Maior russo também indicou que a aviação russa efetuou 5.240 missões, das quais 145 de longa distância, desde o início de sua intervenção militar na Síria, em 30 de setembro. "Os terroristas tentam escapar dos bombardeios russos mudando sua logística e utilizando novos circuitos de contrabando de petróleo", afirmou o general Serguei Rutskoi durante uma coletiva de imprensa do Estado-Maior. Uma destas novas rotas leva os -tanque da província de Deir Ezzor (leste da Síria) a Zakho e Mossul, reduto do EI no Iraque, atravessando a fronteira entre os dois países antes de chegar à Turquia, disse. "O petróleo chega ao território turco através de um ponto fronteiriço na região de Zakho", acusou, mostrando imagens de satélite de comboios e de instalações logísticas situadas, segundo ele, na fronteira entre Iraque e Turquia. "No momento destas capturas na região de Zakho, 11.775 caminhões-tanque estavam de cada lado da fronteira", afirmou o general, acrescentando que os outros circuitos de contrabando haviam sido abandonados pelos comboios nos últimos dias. O Estado-Maior também afirmou que a aviação russa destruiu na semana passada 37 alvos ligados à extração e ao tratamento do petróleo na Síria, assim como 17 comboios de caminhões-tanque, fazendo com que o número de veículos de transporte de petróleo destruídos desde o fim de setembro subisse a mais de 2.000. Vários países, entre eles Rússia e Iraque, acusam a Turquia de estar envolvida no contrabando de petróleo do EI, que constitui uma das principais fontes de financiamento da organização jihadista. Moscou chegou inclusive a acusar o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e sua família de estar ligados diretamente ao contrabando de petróleo do EI, acusações que Erdogan classificou de mentiras, prometendo inclusive que abandonaria seu cargo se elas se provassem. Washington considerou, por sua vez, que a quantidade de petróleo transportado pelo EI na Turquia é economicamente insignificante, e Moscou respondeu com a acusação de querer "acobertar seus actos".
Polícia israelense diz ter matado mulher palestina após suposto ataque
A polícia de fronteira israelense matou uma mulher palestina que teria tentado atropelá-los com seu carro na Cisjordânia nesta sexta-feira, disse a polícia, em meio a uma escalada de violência em 12 semanas que não mostra sinal de arrefecimento. Nenhum dos oficiais ficou ferido no mais novo ataque de uma onda quase diária de atos semelhantes. Vinte israelenses e um cidadão norte-americano foram mortos em incidentes desse tipo desde o início de outubro. As forças israelenses ou civis armados mataram pelo menos 126 palestinos, 77 dos quais as autoridades descreveram como agressores, enquanto outros morreram em confrontos com forças de segurança. Em um incidente separado ao longo da fronteira da Faixa de Gaza, as tropas israelenses abriram fogo contra um grupo de palestinos que atirava pedras perto da cerca fronteiriça, matando um deles, disse um oficial de saúde palestino. Militares israelenses disseram que centenas de palestinos se reuniram perto da fronteira e tentaram danificar a cerca lançando pedras e pneus em chamas, e soldados abriram fogo contra eles.
Tropas iraquianas se aproximam de último refúgio do Estado Islâmico em Ramadi
Tropas iraquianas forçaram o avanço ao coração do último bairro ainda sob controle do Estado Islâmico na cidade de Ramadi, disse um porta-voz do Exército neste sábado. A retomada de Ramadi, que foi invadida por militantes em maio, seria uma das mais importantes vitórias alcançadas pelas Forças Armadas iraquianas desde que o Estado Islâmico avançou sobre um terço do país em 2014. Soldados avançaram durante a madrugada no bairro de Hoz, que abriga o complexo do governo provincial e foi alvo de uma ofensiva iniciada na terça, disse o porta-voz do comando de operações conjuntas, brigadeiro Yahya Rasool. “As forças antiterrorismo estão a 800 metros do complexo do governo”, tendo avançado cerca de 1 km no último dia, disse Rasool. “Ataques aéreos ajudaram a detonar explosivos e casas com armadilhas, facilitando nosso avanço”, acrescentou ele. As informações sobre a situação no terreno são difíceis de verificar. Ramadi é uma capital provincial no fértil vale do rio Eufrates, apenas duas horas de carro a oeste de Bagdá.
Encontro entre líderes de Índia e Paquistão traz otimismo
O encontro imprevisto entre o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e seu homólogo paquistanês, Nawaz Sharif, na sexta-feira, no Paquistão, provocou reacções positivas na opinião pública dos dois países neste sábado. Em lugar de uma viagem oficial à capital Islamabad, Narendra Modi preferiu visitar Sharif - que celebrava seu aniversário e casava uma neta - na residência do líder paquistanês. Uma fonte que presenciou o encontro disse que os dois dirigentes "conversaram como dois velhos amigos". A primeira reunião directa em mais de dez anos entre os líderes das duas potências nucleares vizinhas e adversárias animou a imprensa indiana, que a qualificou de aposta muito bem refletida por parte de Narendra Modi. "Modi mostra finalmente que está disposto a apostar seu capital político na busca da paz", escreveu o jornal Indian Express. No Paquistão, onde a maior parte da população apoia os esforços de paz, a visita também suscitou reacções positivas, apesar das críticas publicadas no Twitter por partidários do poderoso Exército nacional. "É um gesto positivo diante do nível da tensão que havia e da atitude hostil de Modi em relação ao Paquistão no passado", avaliou o especialista paquistanês Talat Masood, que aplaudiu a "mudança da estratégia indiana". A visita ocorre semanas após Índia e Paquistão anunciarem a retomada das conversações diplomáticas de alto nível. Os Estados vizinhos já travaram três guerras, envolvendo especialmente a Caxemira, uma região do Himalaia que Índia e Paquistão reivindicam desde sua independência, em 1947.
Texas investiga incêndio 'suspeito' em Mesquita
As autoridades investigavam neste sábado um incêndio "suspeito" que atingiu uma mesquita em Houston, no Texas, semanas após um casal de muçulmanos matar 14 pessoas a tiros na Califórnia. O incêndio atingiu a mesquita de Masjid na tarde de sexta-feira, destruindo o interior do local situado em um shopping, sem deixar vítimas, informou a imprensa. O incêndio teve "múltiplos pontos de origem e parece suspeito", disse à imprensa uma porta-voz de Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos. O Conselho de Relações Islâmico-Americanas pediu às autoridades que esclareçam a situação o mais cedo possível. "Devido ao recente incremento dos incidentes de ódio dirigido a mesquitas em todo o país, pedimos às autoridades a investiguem o possível motivo deste incêndio", disse o director-executivo do grupo em Houston, Mustafaa Carroll. No início do mês, outro incêndio considerado suspeito atingiu uma mesquita em Palm Springs, na Califórnia. No dia 2 de Dezembro, um casal de muçulmanos matou 14 pessoas e feriu outras 22 em um centro de assistência em San Bernardino, Califórnia, e o ataque é investigado pelo FBI como uma acção terrorista. O massacre aumentou os temores de represálias contra a comunidade muçulmana nos Estados Unidos, alimentados pelas recentes declarações contra muçulmanos do pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump.
Polícia austríaca diz que capitais europeias foram alertadas sobre possível ataque
A polícia de Viena informou neste sábado que um serviço de inteligência alertou capitais europeias sobre a possibilidade de um tiroteio ou ataque a bomba antes do Ano Novo, o que levou as polícias do continente a aumentar as medidas de segurança. "Vários possíveis nomes de agressores potenciais foram mencionados, os quais foram checados e a investigação baseada nessa checagem até agora não produziu resultados concretos", disse a polícia da capital austríaca em um comunicado, seis semanas depois que 130 pessoas foram mortas em um ataque militante islamita em Paris. "Nos dias antes do Natal um alerta foi enviado por um serviço (de inteligência) amigo para capitais europeias, dizendo que poderia ocorrer um ataque com explosivos ou um tiroteio entre o Natal e o Ano Novo em locais lotados." A polícia pediu compreensão aos austríacos pela necessidade de mais controles de segurança. Medidas adicionais incluem a vigilância em espaços lotados, além de controles de identidade intensivos e alerta maior para objetos que poderiam transportar explosivos, como bolsas, informou o comunicado. Um porta-voz do Ministério do Interior alemão disse que não se pronunciaria sobre situações particulares por razões operacionais. "A Alemanha ainda está na mira do terrorismo jihadista", disse ele, acrescentando que o país tinha revisto e adaptado suas medidas de segurança, onde necessário, após os atentados de Paris.
Eleições na República Centro-Africana são adiadas a 30 de dezembro
O primeiro turno das eleições presidenciais e legislativas na República Centro-Africana, que deveria ser realizado em 27 de Dezembro, foi adiado por três dias até o dia 30, anunciaram nesta sexta-feira as autoridades locais. "Por motivos técnicos, o primeiro turno das eleições presidenciais e legislativas, previsto para domingo, 27 de Dezembro de 2015, foi adiado para quarta-feira, 30 de Dezembro", indicou a autoridade nacional das eleições em um comunicado. As autoridades de transição do país africano propuseram na quinta-feira adiar as eleições até 30 de Dezembro, alegando falta de formação dos agentes eleitorais, alguns dos quais cometeram erros no referendo constitucional de 13 de Dezembro, e dificuldades para transportar as células de votação ao interior do país. As eleições já precisaram ser adiadas várias vezes devido à insegurança persistente em várias zonas do país, controladas por grupos armados. Neste país de 4,8 milhões de habitantes, entre os mais pobres do mundo, os eleitores demonstrara uma grande vontade de participar para acabar com o império das armas. A República Centro-Africana está afundada no caos desde que a ex-rebelião Seleka, de maioria muçulmana, depôs o presidente François Bozizé em Março de 2013 e posteriormente foi expulsa do poder por uma intervenção internacional no início de 2014.
Mais de 100 casas destruídas por incêndio na Austrália
Um incêndio destruiu mais de 100 casas no sul da Austrália no dia de Natal, sem deixar vítimas, anunciaram neste sábado fontes oficiais. O fogo atingiu duas cidades situadas a sudoeste de Melbourne, Wye River e Separation Creek, onde muitas das 116 casas afetadas podem ser casas de veraneio. Um total de 500 bombeiros foram mobilizados para sufocar as chamas. O primeiro-ministro do Estado de Victoria, Daniel Andrews, comemorou que o incêndio não tenha deixado nenhuma vítima, ao contrário dos 173 mortos registrados em 2009. "Podemos reconstruir as casas, é claro. Tudo poderia ter sido muito pior", disse em uma coletiva de imprensa. O incêndio próximo à cidade costeira de Lorne foi declarado em 19 de dezembro e se propagou na sexta-feira por culpa do vento e do calor. Segundo as autoridades locais, a chuva e a queda das temperaturas reduziram sua intensidade. Os incêndios florestais são frequentes na Austrália durante o verão e deixaram sete mortos em 2015.
Mortos por tornados nos EUA chegam a 17
O número de mortos por causa de tornados nesta semana no sul dos Estados Unidos subiu para 17, disseram autoridades neste sábado, enquanto o país se prepara para mais tempestades durante as viagens de fim de ano. Os corpos de um homem e uma mulher foram encontrados pelas equipes de busca e resgate na manhã deste sábado em Benton County, no Mississippi, disse Greg Flynn, porta-voz da Agência de Gestão de Emergências do Mississippi. A causa das mortes não foi divulgada, mas elas elevam o total de mortos pelos tornados no Mississippi para 10, além de 56 pessoas feridas, segundo autoridades. O tornado destruiu ou danificou 403 casas em uma área de sete condados, disse Flynn. Além disso, as enchentes deixaram 50 casas inabitáveis e fecharam 40 estradas em Monroe, que tinha cerca de 25 a 30 cm de chuva, segundo ele. Os tornados também mataram seis pessoas no Tennessee e uma em Arkansas, totalizando 17 nos três Estados norte-americanos.
Chico Buarque: o caipira da assídua acídia morreu com o fim da ditadura
O que é uma metáfora? A Poética de Aristóteles dá a explicação mais simples: é empregar uma palavra no lugar da outra. Toda a arte nasce da repressão, notava Freud –de resto, o grande tema do Mal-estar na Cultura e na Civilização. Simples assim: o mar bravio cutuca a ostra, lhe impõe doses e doses de cáustica areia corrosiva: esta, agredida em seu eu mais sensível, devolve a agressão com uma cálida resposta: uma pérola. Bonitinho, não? A ditadura machucava a sociedade. Chico Buarque fugia do látego da censura com suas pérolas reativas. E sua obra fez-se o que se fez com o uso daquelas marotas metáforas que encantavam os baianos que gostam de cantar na televisão, como Gil e Caetano. Chico era nossa metáfora mais potente. Óbvio que disto brotavam aquelas imagens polaroidemente pesadonas, “a medida do bonfim”, “o cálice” e o escambau a quarto. Tom Jobim era mais pop, por isso tão aceito lá fora: gostava do pau, da pedra, do fim do caminho. Odiava uma metáfora. E a gringada, acostumada que era a cantar “o bladí, o bladá”, “hey hey”, “doo doo doo da da da” abriu-lhe os braços. Tom era elástico, leve. Chico sempre foi pesadão: um octagenário nato, na frase de Nelson Rodrigues sobre Ruy Barbosa.. Preguiça traz ócio criativo. Chico é de uma outra classe de luz: a chamada acídia. Trata-se daquela má qualidade mórbida, a que o filósofo Jean Lauand definiu como “a acidez, a queimadura interior”. Acídia é morbidez. Chico sempre foi um mórbido vocacional. Só os mórbidos e jeca amaram Chico ao osso. Tomás de Aquino emprega 233 vezes a palavra acídia, em 134 passagens de sua obra. Não é pouco. Pois bem: Chico Buarque, o Rei da Acídia, que também era o Rei da Metáfora, viu sua obra cair no buraco quando a ditadura acabou. Encerrada a ditadura, acabou a censura, para que então as metáforas? O fim da ditadura foi também o fim de Chico Buarque. Freud dançou um mambo de alegria em seu túmulo. Agora: por que criticar Chico pela suas idas e imóvel em Paris? Não entenderam ainda a esquerda caviar? Ganha-se muito dinheiro criticando o capital. O Pink Floyd ficou rico com uma música contra o dinheiro, chamada “Money”. A esquerda caviar sempre viveu de criticar o capitalismo mas desfrutar dele o que tal sistema pode oferecer de melhor (para eles): o consumo e a luxúria. Não viram quantas hidromassagens o caipira Zé Dirceu comprou com a grana do Petrolão. Vamos lembrar. O lobista Milton Pascowitch pagou R$ 1,8 milhão para reformar e decorar uma casa para o ex-ministro José Dirceu em Vinhedos, no interior de São Paulo, em 2013. O valor, declarado pela arquiteta Daniela Facchini em depoimento prestado à Polícia Federal (PF) em agosto passado. Um conjunto de sofás, poltronas, mesas de centro e aparador para a sala de estar custou R$ 140 mil. Para colocar persianas em todas as janelas do imóvel foram gastos R$ 31 mil. A lista de compras inclui, ainda, pufes que custaram R$ 4,3 mil cada. O jeca anti-capital montou uma mansão com nossa grana bem lá naqueles rincões a que Marx chamava de “a idiotia do campo”. Viram? A orbe de Dirceu sempre foi o mesmo mundo de Chico Buarque: falar mal da grana e se cevar do capitalismo. E por que Chico e Dirceu encantaram tanto os incautos? Porque na América Latina em geral, e no Brasil em particular, Marx e Cristo se deram as mãos. O catalisador disso foi a figura do padre de passeata, aquele cantava Chico nas pracinhas –e o recomendava nos seminários. Sobre o padre de passeata, estabeleceu Nelson Rodrigues: “O verdadeiro Cristo? É o Cristo verdadeiro. O falso cristo é o cristo dos padres de passeata. Há um cristo de passeata que é mais falso do que Judas. É a igreja dos padres de passeata. Eu sou cristão, mas não me venham falsificar Cristo como uísque nacional”.
Pequim tem dia de Natal sob poluição intensa
O dia de Natal em Pequim começou com uma grande camada branca, não de neve, e sim de poluição, que cobria as ruas e os edifícios, com uma neblina contaminante que representa um risco 25 vezes superior aos limites recomendados. A neblina de poluição reduzia a visibilidade a poucos metros, sem que a prefeitura de Pequim tenha decretado um novo "alerta vermelho" para a a situação. A concentração de partículas PM 2,5, especialmente perigosas porque penetram profundamente nos pulmões, alcançou nesta sexta-feira 620 microgramas por metro cúbico, segundo a embaixada americana. O resultado está muito acima do limite máximo de 25 microgramas recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma exposição de 24 horas. "Como o Papai encontraria sua chaminé em Pequim?". perguntou com ironia uma internauta na plataforma de microblogs Weibo. O tráfego foi interrompido em algumas estradas periféricas e mais de 500 voos, nacionais e internacionais, foram cancelados no principal aeroporto da cidade. A agência meteorológica municipal anunciou para o Natal um alerta laranja - nível que exige das fábricas a redução das emissões poluentes e que as escolas suspendam as actividades a céu aberto. "Um dia ou dois por ano eu poderia aceitar. Mas a cidade se vê afectada todos os dias! Este é o 'novo normal'?", questiona um internauta, em referência a um slogan governamental. A poluição aumentou com o grande uso de carvão para a produção de energia eléctrica durante o inverno e pelas emissões nocivas das regiões industriais ao redor de Pequim. A prefeitura de Pequim decretou "alerta vermelho" por poluição pela primeira vez no início de Dezembro, medida que foi repetida na semana passada.
Incêndio na Califórnia queima 1.200 acres e fecha rodovia
Um incêndio no sul da Califórnia queimou aproximadamente 1.200 acres de terra, forçou o fechamento de partes de uma grande rodovia e levou a retirada de pessoas neste sábado, disseram os bombeiros. Mais de 600 bombeiros estavam no local ou dirigindo-se a ele para lutar contra as chamas em Solimar Beach, área do condado de Ventura, e partes da rodovia 101 foram fechadas, segundo a porta-voz do departamento de bombeiros do condado, Heather Sumagaysay. Reabrir a rodovia, uma via de acesso importante na região, é a principal prioridade, ela disse. Bombeiros haviam dito que partes da rodovia Pacific Coast também haviam sido fechadas, mas Sumagaysay disse que apenas a parte que passa por cima da 101 passou por esse procedimento. Ventura fica aproximadamente 100 quilômetros a noroeste de Los Angeles. Não há registro de pessoas feridas, mas o fogo ainda não foi contido, disse Sumagaysay. Nenhuma estrutura foi danificada pelo fogo, mas perto da Union Pacific, linhas de trem foram fechadas, segundo ela. O fogo começou por volta das 23h, horário local, na sexta-feira, e fortes ventos e vegetação seca fizeram com que ele crescesse rapidamente. A comunidade de Solimar Beach, onde há 30 casas, e uma área de acampamentos nas redondezas, estão sob ordem de retirada.
Mais de 100 casas queimam em incêndios no dia de Natal na Austrália
Mais de 100 casas foram consumidas pelo fogo em uma das principais regiões turísticas da Austrália, em meio a incêndios florestais durante o dia de Natal, e a situação continuava perigosa neste sábado, com as autoridades prevendo a ocorrência de outros focos de incêndio durante o abrasador verão do hemisfério sul. Enquanto cerca de 500 bombeiros e 13 aeronaves de combate ao fogo lutavam contra as chamas em áreas próximas à pitoresca Great Ocean Road, no Estado de Vitória, outras equipes foram enviadas para avaliar os danos causados pelo incêndio, que iluminou parte da costa australiana durante a noite de Natal. Um porta-voz dos serviços de emergência estaduais confirmou que 98 casas foram consumidas pelo fogo na comunidade de Wye River, e cerca de outras 18 residências na vizinha Separation Creek, somando 116 casas queimadas nas duas localidades, ambas cerca de 120 km ao sul da cidade de Melbourne. Os principais serviços de emergência alertaram que as condições secas representam uma ameaça para a ocorrência de novos incêndios na região da Great Ocean Road e no resto do Estado de Vitória. A Great Ocean Road é uma das maiores atracções turísticas da Austrália, com um cenário espectacular e impressionantes formações rochosas. A estrada teve o tráfego em maior parte fechado neste sábado, durante o que costuma ser um dos períodos mais movimentados do ano.
Chefe do EI conclama revolta na Arábia Saudita e promete atacar Israel
O chefe do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, conclamou uma revolta na Arábia Saudita e prometeu atacar Israel, em uma mensagem de áudio divulgada na Internet neste sábado. Em sua primeira mensagem em sete meses, e após as derrotas militares do EI na Síria e no Iraque, Baghdadi critica a vasta coalizão de 34 países, cuja criação foi anunciada na Arábia Saudita, para "combater o terrorismo". "Eles anunciaram recentemente uma coalizão (...) falsamente chamada de 'islâmica' e afirmaram que seu objetivo é combater o califado" proclamado pelo EI entre a Síria e o Iraque. Se esta coalizão fosse 'islâmica', ela estaria ajudando o povo sírio", disse Baghdadi. Na mesma mensagem, de 24 minutos e monitorada pelo sistema americano de vigilância na Internet (SITE), o chefe do EI pede ao povo da Arábia Saudita que se rebele contra seus dirigentes. Baghdadi ameaça ainda atacar Israel, afirmando que o EI "não vai se esquecer da Palestina". O primeira e última aparição pública de Baghdadi ocorreu no verão (boreal) de 2014, na cidade iraquiana de Mossul, conquistada pelo EI.
Chuva atinge 38 municípios no RS e deixa quase 1,8 mil famílias fora de casa
As cheias nos rios do Rio Grande do Sul já atingiram 38 municípios no estado. Segundo boletim divulgado hoje (25) pela Defesa Civil do estado, 1.795 famílias foram atingidas – 1.479 estão desalojadas e 66, desabrigadas. A previsão para os próximos dias é de tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. “Com as previsões que indicam tempo bom para os próximos dias, a expectativa é de que, aos poucos, as famílias já possam retornar para suas casas. Nesta sexta-feira, 150 famílias que estavam fora de casa em Santana do Livramento puderam voltar às suas residências”, informou a Defesa Civil. No estado, 12 municípios decretaram situação de emergência. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo devido ao acumulado de chuva no noroeste, nordeste, centro oriental do estado e região metropolitana de Porto Alegre. A forte chuva causou, entre outros danos, a perda de grande parte da colheita de arroz em Quaraí, no sul do estado. O Rio Quaraí alcançou o valor recorde de 15,28 metros, levando as autoridades a interromperem, durante quase 24 horas, a circulação de veículos na Ponte Internacional de Concórdia, que liga o Brasil ao Uruguai. O Rio Uruguai também atingiu nível recorde, de 10,41 metros. Vizinhos As chuvas e cheias também atingem a América do Sul e deixaram seis mortos e 150 mil desalojados na Argentina, Paraguai e Uruguai. No Paraguai, quatro pessoas morreram em da queda de árvores e cerca de 130 mil pessoas foram obrigadas a sair de casa, informaram as autoridades do país. O presidente Horacio Cartes decretou estado de emergência para disponibilizar mais de US$ 3,5 milhões para emergências. O diretor de Operações do Secretariado Nacional de Emergências, David Arellano, disse que estavam em curso ações de salvamento e de retirada de dezenas de famílias em risco de serem atingidas pelas águas do Rio Paraguai. Em torno da capital, 125 mil casas ficaram sem eletricidade e 17 centros de distribuição de energia sofreram danos por todo o país. O Uruguai também declarou estado de emergência em três regiões do Norte do país. O número de pessoas desabrigadas chegou a 5,5 mil hoje. Na Argentina, um menino de 4 anos morreu por causa das cheias. As autoridades suspeitam que ele tenha sido arrastado pela correnteza do Rio Saladillo, na cidade de Villa Gobernador Gálvez. Um adolescente de 13 anos também morreu depois de tocar em um cabo de alta tensão que caiu devido ao temporal, na cidade de Corrientes. A subida do nível dos rios Uruguai, Paraná e Paraguai obrigou, no Noroeste da Argentina, a retirada de cerca de 20 mil pessoas das suas casas. Elas foram realojadas em abrigos provisórios instalados em escolas e ginásios. Na província de Entre Rios, pelo menos 10 mil pessoas estão desabrigadas. El Niño As fortes chuvas na região estavam previstas devido à ocorrência do fenômeno El Niño, que, segundo pesquisas, é um dos mais fortes já registrados na história. O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Essa mudança de temperatura provoca uma modificação da circulação de ar na atmosfera. No Brasil, o fenômeno se caracteriza por chuvas mais intensas nas regiões Sul e Sudeste e tempo mais seco nas regiões Norte e Nordeste.
Subscrever:
Comentários (Atom)
































