sábado, 22 de agosto de 2015

Detida adolescente chinesa que mentiu sobre morte do pai para angariar dinheiro

O número de seguidores da adolescente aumentou 10 vezes depois desta escrever na rede social Sina Weibo que o pai desaparecera na sequência das explosões ocorridas na quarta-feira. A polícia chinesa anunciou hoje a detenção de uma adolescente que mentiu ao afirmar numa rede social que o pai tinha morrido nas explosões de Tianjin e que, alegadamente, angariou milhares de euros de doações 'online'. De início, a adolescente escreveu na rede social Sina Weibo que o pai desaparecera na sequência das explosões ocorridas na quarta-feira num terminal de contentores no porto da cidade chinesa de Tianjin, noticia a agência France Presse (AFP). O número de seguidores da adolescente aumentou 10 vezes depois desta primeira mensagem, explicou na sua página da internet a polícia de Fangchenggang, localidade da região meridional de Guangxi onde a jovem foi detida. Depois, a jovem publicou uma segunda mensagem na qual referia que o pai fora encontrado morto, o que levou a que mais de 3000 utilizadores da rede social contribuíssem com mais de 90 mil ienes (cerca de 12.600 euros). A Sina Weibo criou, recentemente, uma ferramenta designada "recompensa" que permite aos utilizadores transferirem verbas para outros utilizadores.

Adolescente encontrou barra de ouro num lago e entregou-a à polícia

Rapariga de 16 anos estava a mergulhar num lago na Alemanha quando encontrou uma barra que valerá cerca de 16 mil euros. Uma jovem de 16 anos encontrou uma barra de ouro de 500 gramas enquanto mergulhava no lago Königssee, na Alemanha. Segundo a BBC, a barra que valerá cerca de 16 mil euros foi entregue à polícia que está agora a investigar a sua origem. A barra estava a cerca de dois metros de profundidade e alimenta o rumor da existência de ouro nazi perdido naquele lago, que fica perto da fronteira com a Áustria. No entanto, a barra em causa não terá qualquer ligação aos nazis, tendo mergulhadores da polícia procurado por mais barras, mas nada foi encontrado.

Centenas de migrantes romperam cordão das autoridades macedónias na fronteira com a Grécia

Migrantes terão quebrado as barreiras quando as autoridades deixaram passar um pequeno grupo de crianças. Várias centenas de migrantes romperam hoje as linhas policiais macedónias na fronteira com a Grécia, divulgou a BBC. Há relatos de que a polícia macedónia fez disparos de granadas de ruído, para conter os migrantes. Um grande número de migrantes -a maioria refugiados da guerra na Síria -, nos últimos dias, tem-se concentrado na fronteira da Grécia. Os migrantes têm por objetivo atravessar a Macedónia, a Sérvia e Hungria, que faz parte da União Europeia - permitindo a circulação sem ter de se apresentar documentos nas fronteiras -, para chegarem ao norte da Europa. A Macedónia fechou as fronteiras do sul do país e declarou estado de emergência. As forças de segurança macedónias estavam hoje a deixar entrar centenas de migrantes, que embarcariam em comboios para a Sérvia e outras localidades da Europa.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O PRESIDENTE da Confederação das Associações Económicas (CTA), Rogério Manuel, defendeu que os empresários moçambicanos devem contribuir com a sua experiência e saber para o sucesso na implementação do Plano Estratégico da província de Maputo. Para Rogério Manuel, a implementação deste documento, lançado ontem pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, no Município da Matola, deve, por outro lado, ter em conta a importância que os empresários desempenham na província de Maputo e no país, daí serem indispensáveis em todas as fases da sua implementação. Apelou ainda aos seus confrades para que explorem a realização da conferência de investidores, que hoje encerra naquele lugar, para expandir parcerias com outros empresários nacionais e estrangeiros que participam no evento, criando novos negócios e consolidando os já existentes. Na sua visão, a conferência de investidores é uma oportunidade para alavancar vários sectores, destacando-se a agricultura, indústria, infra-estruturas de transporte
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, vai empossar, hoje, José Weng San no cargo de vice-comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM). Weng San, um destacado agente de longa data, foi nomeado, esta quarta-feira, para o novo cargo, por despacho do Presidente da República, Filipe Nyusi. Até à data da sua nomeação, Weng San vinha desempenhando as funções de comandante da Polícia de Fronteira, cargo para o qual tinha sido empossado a 10 de Março passado.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Avião que caiu na Papua transportava cerca de 424 mil euros em dinheiro

"Quatro funcionários nossos escoltavam os fundos", indicou Haryono, chefe dos correios de Jayapura, capital da província. O dinheiro, destinado a ser distribuído por famílias pobres da região, estava em quatro sacos, acrescentou. Encontrados destroços de avião com 54 pessoas a bordo Equipas de resgate indonésias localizaram os destroços do avião que se despenhou no domingo, com 54 pessoas a bordo, numa zona remota montanhosa da província de Papua, informa a imprensa local. Dois aviões de reconhecimento detetaram os destroços do aparelho, um modelo ATR 42 da Trigana Air, perto da catarata Oksop, na zona das montanhas de Bintang, cujo centro administrativo é Oksibil, segundo a agência Antara. O avião perdeu contacto com a torre de controlo no domingo, 34 minutos depois de partir de Jayapura, capital da província de Papua, e dez minutos antes de chegar ao seu destino, Oksibil, no centro da ilha. O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos e com aterragem para pouco depois das 15 horas locais. A Trigana Air é uma pequena companhia criada em 1991, que opera serviços domésticos para perto de 40 destinos na Indonésia.

Neta de Morgan Freeman morta à facada em ritual de "exorcismo"

O crime aconteceu na madrugada de domingo, 16 de agosto, numa rua em Nova Iorque, perto de casa de E'Dena Hines. A atriz de 33 anos, neta da primeira mulher de Morgan Freeman, Jeanette Adair Bradshaw, foi, segundo testemunhas oculares, esfaqueada pelo namorado, o rapper Lamar Davenport, entretanrto já detido. "Jesus Cristo nasceu!" e "Saiam demónios! Em nome de Jesus Cristo, eu vos expulso!" foram algumas das frases ouvidas por várias pessoas na vizinhança, que alertaram as autoridades. Quando a polícia chegou ao local, Davenport encontrava-se junto do corpo de E'Dena, que tinha sofrido 16 golpes, e recitava frases bíblicas. O consumo excessivo de cocaína terá, segundo a imprensa norte-americana, provocado um episódio psicótico que conduziu ao crime. Segundo o New York Post, o rapper, que tem um registo de consumo abusivo de álcool e drogas, foi levado para uma unidade hospitalar em Nova Iorque e, até domingo à noite, ainda não tinha sido formalmente acusado. Na sua página oficial de Facebook, Morgan Freeman deixou uma mensagem de agradecimento: "Quero agradecer a grande demonstração de amor e apoio a minha família recebeu sobre o trágico falecimento e sem sentido de minha neta edena hines. Obrigado do fundo do meu coração", escreveu o ator de 78 anos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Estado Islâmico anuncia decapitação de refém croata

Cairo - O grupo auto-proclamado Estado Islâmico anunciou, esta quarta-feira, a decapitação de um cidadão croata de 31 anos sequestrado no Egipto, publicando uma imagem do suposto corpo da vítima. O grupo jihadista leal ao Estado Islâmico (EI) no Egipto, Wilaya Sinaí, divulgou nas redes sociais uma fotografia onde aparece, supostamente decapitado, o refém croata Tomislav Salopek. Salopek foi sequestrado a 22 de Julho por um grupo de homens armados não identificados numa estrada a cerca de 22 quilómetros a oeste do Cairo. Os jihadistas ameaçaram matar o refém croata num prazo de 48 horas caso as autoridades do Cairo não libertassem «as mulheres muçulmanas» detidas em prisões egípcias. O prazo estabelecido pelos extremistas terminou na passada sexta-feira e as imagens foram divulgadas esta quarta-feira. O croata de 31 anos, pai de dois filhos, trabalhava para uma empresa francesa como técnico geodésico e estava de passagem pelo Cairo, de regresso a casa. Este foi o primeiro rapto de um estrangeiro pelo auto-proclamado Estado Islâmico no Egipto.

Nigéria: Exército resgata 178 reféns do Boko Haram

Abuja - O exército nigeriano anunciou este domingo, o resgate de 178 reféns do Boko Haram, no estado de Borno, bastião dos radicais, no nordeste da Nigéria. «Durante as operações da ofensiva, 178 pessoas mantidas reféns pelos terroristas foram resgatadas, incluindo 101 crianças, 67 mulheres e 10 homens», revelou o coronel Tukur Gusau, porta-voz do exército nigeriano. Na operação foram detidas várias pessoas, entre as quais um dos líderes do movimento extremista e os acampamentos destruídos. Um porta-voz da força aérea avançou ainda que as tropas em terra repeliram um ataque dos radicais nos arredores da povoação de Bitta, na reserva florestal de Sambisa, outro dos redutos do Boko Haram. As acções dos jihadistas do Boko Haram já fizeram mais de 15.000 mortos desde 2009 na Nigéria.

Estado Islâmico capturou pelo menos 230 pessoas na Síria

Damasco - Pelo menos 230 pessoas foram capturadas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na localidade de Al Quariatain, no centro da Síria, que foi tomada na quinta-feira pelos rebeldes, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). De acordo com a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), 230 pessoas foram cpturadas ontem, quinta-feira, pelo EI na localidade de Al Quariatain, no centro da Síria O OSDH sublinhou que se desconhece o paradeiro destes prisioneiros, entre os quais há 19 menores e 45 mulheres, além de 11 famílias. O EI expulsou, na quinta-feira, as forças do regime sírio que controlavam Al Quariatian, situada nas imediações de uma estrada que une a parte oriental de Homs com o leste da região de Al Qalamun, na periferia de Damasco.

EUA: Descobertos oito corpos crivados de balas numa casa no Texas

Washington - Um homem foi acusado de homicídio depois de terem sido encontrados, numa casa, no Texas, EUA, os corpos de seis crianças e dois adultos crivados de balas. As vítimas foram encontradas nos três quartos da casa, depois de a polícia ter sido chamada ao local. Todas tinham sido mortas a tiros e algumas delas estavam algemadas, informou à imprensa o investigador Craig Clopton. Ao chegar ao local, os agentes de segurança foram recebidos com gás pimenta e tiros, o que os fez recuar e iniciar negociações. O homem, de 49 anos, acabou por se entregar e a polícia entrou na casa, descobrindo os cadáveres. Até ao momento não foi determinada a relação entre os mortos e o suspeito. A televisão KHOU informou que o homem era alvo de um mandado por agressões a um membro da família.

Hillary Clinton dá ao FBI o acesso à sua conta privada de email

Washinton - A pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, vai disponibilizar ao FBI o seu servidor privado de email usado durante o seu mandato como secretária de Estado, entre 2009 e 2013. Após a polémica sobre a utilização da sua conta privada de email para assuntos de interesse nacional, Hillary Clinton entregou mais de 55 mil páginas de conversa para serem investigadas e divulgadas pelo Departamento de Estado. O FBI iniciou recentemente uma investigação sobre o assunto, tendo contactado com o advogado de Hillary Clinton e com uma empresa que tinha lidado com os servidores da ex-secretária de Estado. Entretanto o advogado da ex-secretária de Estado, forneceu à polícia federal norte-americana acesso ao servidor privado com os seus emails.

sábado, 8 de agosto de 2015

Jornalista da BBC News apanhada a escovar o cabelo em direto

A jornalista da BBC News Carole Walker foi apanhada, na terça-feira de manhã, a escovar o cabelo em direto. A pivô preparava-se para dar início às manchetes do dia, quando a emissão começou inesperadamente. Apesar do incidente, a experiência em frente às câmaras fez com que a apresentadora pousasse descontraidamente a escova no chão e iniciasse o direto. No entanto, a mala da jornalista acabou por ficar em cima da mesa, onde permaneceu pelo menos até a imagem da pivô dar lugar às imagens da reportagem.

Tubarão assusta pescador com salto

Na costa da Califórnia, um tubarão aterrorizou um pescador, quando protagonizou um salto fora de água, atingindo uma altitude de cerca de 3 metros. As imagens mostram o tubarão a realizar vários saltos, assustando o pescador, que começa a gritar. No vídeo é possível ver o tubarão a uma distância significativamente próxima do barco, quando executa um salto com cerca de 3 metros de altura.

Vinte mil pessoas retiradas de cidade para desativar bomba

As autoridades da cidade alemã de Colónia (oeste) ordenaram a retirada de 20.000 pessoas das respetivas casas para desativarem uma bomba da II Guerra Mundial, descoberta na passada sexta-feira durante trabalhos de construção. O dispositivo, de fabrico norte-americano, foi encontrado a cinco metros de profundidade. O processo de desativação do dispositivo, que não chegou a explodir, vai decorrer hoje ao final do dia e vai implicar, entre outras medidas, a interrupção do tráfico fluvial no rio Reno, segundo informaram hoje funcionários municipais locais.

Avião da II Guerra desenterrado na Alemanha

Um avião da Segunda Guerra Mundial que se despenhou na Alemanha em 1945 foi desenterrado este sábado, segundo a agência de notícias DPA. Também os restos mortais do piloto francês, Antoine Allard, de 25 anos, foram desenterrados do local. O aparelho, um Thunderbolt P-47, era norte-americano e despenhou-se no dia 14 de fevereiro de 1945, em Ottersweier en Bade-Wurtemberg, na fronteira da Alemanha com a França. No local foi agora colocada uma bandeira francesa e uma coroa de flores.

Atentados provocam mais de 50 mortos em Cabul

Uma série de atentados em Cabul, no Afeganistão, provocou mais de 50 mortos e centenas de feridos, nos últimos dias. Na noite de sexta-feira, um atentado bombista provocou teve como alvo as instalações da polícia, provocando mais de 40 mortos, incluindo 20 cadetes. O bombista suicida fez-se explodir junto à entrada da academia, quando os cadetes regressavam de fim de semana. Este atentado que já foi reivindicado pelos rebeldes talibãs. Também durante esta noite uma base militar dos Estados Unidos foi alvo de um tiroteio. A NATO confirmou à agência Reuters a morte de oito empreiteiros e um funcionário estrangeiro que integravam a missão da organização neste país. Na noite de quinta-feira, um atentado com um camião carregado de explosivos causou 15 mortos e mais de 200 feridos. Os atentados são os mais mortíferos dos últimos meses e os mais graves desde que os talibãs anunciaram Mullah Akhtar Mohammad Mansour como o novo líder dos rebeldes, na semana passada, depois de se ter confirmado a morte de Mullah Omar, que foi aliado de Osama Bin Laden na guerra contra os Estados Unidos.

Polícia angolana detém manifestantes que pediam libertação de activistas

A polícia angolana dispersou a marcha pacífica de apelo à libertação dos 15 activistas detidos a 20 de Junho organizada pelos seus familiares realizada este sábado em Luanda, e fez pelo menos cinco detenções. Entre os estava o jornalista e activista Rafael Marques e o jornalista da rádio Voz da América Coque “Mukuta”, adianta o site noticioso Rede Angola. Os detidos terão no entanto sido libertados. Este tem sido o procedimento habitual nestas manifestações, que leva o regime a dizer as pessoas são "retidas", e não detidas. A manifestação tinha sido convocada pelos familiares dos activistas detidos a 27 de Julho, alegadamente por estarem a preparar um golpe de Estado e inicialmente teve luz verde. Mas depois foi “desautorizada”, numa carta de 4 de Agosto, onde o governador Graciano Domingos justifica a decisão com o percurso escolhido como motivo para impedir a manifestação. O itinerário não respeitaria a distância de 100 metros exigidos legalmente de edifícios dos órgãos de soberania porque iria culminar com a entrega de uma petição, a pedir a libertação dos jovens, na Procuradoria-Geral da República. Respeitando as recomendações em relação ao percurso, os familiares prosseguiram com a marcha, a iniciar-se no Largo da Independência, em Luanda, mas nem dez minutos durou, segundo a descrição do Rede Angola: um dos oficiais da polícia deu a ordem “espanquem, comecem a bater”, e o protesto começou a ser reprimido. Na sexta-feira a famílias dos detidos foram recebidas pelo vice-procurador-geral da República, general Hélder Pita Grós, que lhes garantiu que o inquérito está na fase final de instrução e que deverá dentro “de poucos” dias ser finalizado. Até agora, não foi formalizada nenhuma acusação contra os 15 activistas – apenas foi divulgada a ideia de que estariam a preparar um golpe de Estado, porque estavam a organizar um debate em torno de um livro sobre resistência pacífica. “Agora a fase seguinte, só depois é que saberemos. Se o processo vai para o tribunal, se há matéria de acusação”, explicou o general Hélder Pita Grós, citado pelo Rede Angola, em declarações aos jornalistas, após um encontro à porta fechada na Procuradoria-Geral da República, em que estiveram presentes Leonor Odeth João, mãe de Mbanza Hamza, Adélia Chivonde, mãe de Manuel Nito Alves, e a irmã de Nuno Álvaro Dala, Gertrudes Piedade Raúl Dala. De acordo com vice-procurador, foi endereçado o convite a todas as famílias, mas apenas três se apresentaram no encontro.

O Chile celebra morte do número 2 de Pinochet

Manuel Contreras era director da temida polícia secreta da ditadura chilena e o braço direito de Augusto Pinochet. Estava condenado a 520 anos de prisão por crimes contra a humanidade, e ainda tinha vários processos pendentes, mas morreu nesta madrugada, no Hospital Militar de Santiago do Chile, aos 86 anos, por motivos não especificados – mas sofria de várias doenças, entre as quais cancro do cólon e leucemia. Quando se soube a notícia, dezenas de pessoas vieram comemorar para a entrada ao hospital, com bandeiras, um coro de buzinadelas e champanhe que bebiam em copos de plástico. “Assassino, assassino”, gritavam. Desde a morte de Pinochet, em 2006, sem ter chegado a ser julgado pelos crimes da ditadura, que não se via celebrações assim na rua, a propósito da morte de alguma figura da violenta ditadura chilena (1973-1990). É que precisamente o general Manuel Contreras não era um qualquer. Foi criador e director-geral da temida Direcção Nacional de Inteligência (Dina), à qual é atribuída a autoria da maioria das 3200 mortes – ou desaparecimentos – durante o regime militar, e também da tortura de mais de 38 mil pessoas. A seguir à revolução de 1973, supervisionou o rapto de milhares de militantes de esquerda, que foram encerrados num estádio em Santiago. Esse foi o primeiro dos centros de detenção criados pela Dina, em que centenas de pessoas foram torturadas, e pelo menos 150 foram mortas – os seus corpos foram lançados ao mar, com pesos, para não voltarem à tona. A actual Presidente, Michelle Bachelet, esteve presa, durante algum tempo, num desses centros. Contreras ajudou também a organizar a Operação Condor, um esforço coordenado das ditaduras sul-americanas em meados da década de 1970 para eliminar dissidentes que se refugiavam nos países vizinhos. Por tudo isto, Contreras tornou-se a segunda figura mais poderosa do regime, a seguir a Pinochet, que tinha sido seu professor na Academia de Guerra. No entanto, nos últimos anos da ditadura, Pinochet e Contreras desentenderam-se. A queda do director da Dina começou com o assassínio, em Washington, de Orlando Letelier, que tinha sido ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros de Salvador Allende, o Presidente deposto – e morto – pelo golpe de Pinochet, em 1973. A investigação levada a cabo pelo FBI descobriu a implicação de um norte-americano agente da Dina, Michael Townley, um ex-militar chileno e uma organização anticastrista. Os implicados entraram nos EUA com passaportes falsos e confessaram ter recebido de Contreras a missão de assassinar o ex-ministro de Allende. Pinochet não extraditou o director da Dina para Washington, como lhe exigiam os EUA, mas acabou por dissolver aquele organismo e a influência do seu ex-número dois diminuiu consideravelmente. Contreras manteve sempre uma atitude de negação da autoria dos seus crimes – e não mostrou qualquer arrependimento. Mas quando a ditadura de Pinochet chegou ao fim, fugiu. Após o Supremo Tribunal ter confirmado a condenação a sete anos de prisão pelo assassínio de Letelier, recusou entregar-se e refugiou-se num regimento do exército, tentando implicar os militares na sua defesa. “Não vou para prisão nenhuma”, declarou, numa comunicação ao país. Mas não o conseguiu. O exército não se opôs à sua detenção, frisando apenas que teria de ser tratado com dignidade. Em 2005, voltou a estar frente a frente com o velho amigo, mas agora nem por isso, Augusto Pinochet, para uma acareação judicial, feita a pedido de Contreras, depois de Pinochet ter dito que desconhecia a relação de proximidade que tinha com o ex-director da Dina e até que ele nunca esteve sob o seu comando. Em causa estava a Operação Colombo, que diz respeito à tortura e desaparecimento de 19 opositores. Os dois antigos colaboradores acusaram-se mutuamente dos crimes em questão. Augusto Pinochet, que tinha exagerado nos seus sintomas de senilidade para escapar à justiça, fez um depoimento baseado no “não me lembro”, relatava o jornal espanhol El País. Quando o juiz perguntou ao ex-ditador sobre as ordens que terá dado ao ex-director da Dina para os muitos crimes que executou, respondeu: “Não me lembro, mas não tenho a certeza. Não é certo que assim seja, e se foi assim, não me lembro. Contreras gostava de embelezar as coisas, envolver o chefe, para poder fazer as coisas como queria”, argumentou.

Acidente com helicóptero de combate a fogos faz dois feridos em Ponte de Lima

Um helicóptero de combate aos incêndios florestais sofreu um acidente este sábado, em Ponte de Lima, deixando dois feridos ligeiros. O helicóptero – um Ecureil AS-350 B3 – vinha do combate a um incêndio em Valença. O fogo já estava dominado e o trabalho dos bombeiros concluído. A aeronave seguia para Arcos de Valdevez, onde ficava baseada. Quando sobrevoava o concelho de Ponte de Lima, teve um problema ainda não identificado pela Protecção Civil e acabou por vir ao chão, na localidade da Lapa, freguesia de Refoios do Lima. O helicóptero levava o piloto e cinco elementos de combate aos fogos. Dois dos seis ocupantes sofreram ferimentos ligeiros. A Autoridade Nacional de Protecção Civil não considerou o acidente como uma queda. “Não sabemos qual foi o evento que forçou a aeronave a vir ao chão”, disse Joaquim Moura, 2.º comandante operacional nacional da Protecção Civil. Em comunicado enviado entretanto às redacções, a Protecção Civil qualificou o acidente como "uma aterragem de emergência numa estrada". Joaquim Moura disse que os feridos foram assistidos no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). "Os dois feridos leves foram assistidos no local por uma equipa do INEM. O militar do GIPS foi evacuado por necessidade de concluir os curativos administrados localmente. Os restantes elementos foram transportados, via terrestre, para a ULSAM de Viana do Castelo apenas por precaução", acrescenta a mesma nota. A Protecção Civil finaliza o comunicado a indicar que se "desconhecem as causas do sucedido, que irão ser apuradas no decurso das investigações a terem lugar". O mesmo diz a empresa de aviação privada Everjets, responsável pela aeronave, que anunciou que vai abrir "de imediato" um inquérito para averiguar as causas do incidente. Em comunicado, a Everjets adianta que os motivos desta aterragem de emergência são ainda desconhecidos. No mesmo comunicado, a Everjets garante que "o dispositivo de combate aos incêndios não será afectado por este incidente, visto que possui aeronaves de reserva para colmatarem este tipo de problemas". O acidente representará mais percalço nos meios aéreos destinados aos incêndios florestais este ano. O período mais crítico dos fogos, de Julho ao final de Setembro, começou com três helicópteros pesados Kamov a menos. Dois entretanto foram reparados.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

UGT satisfeita com descida da taxa de desemprego

O secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Carlos Silva, disse esta quarta-feira encarar com satisfação a descida da taxa de desemprego para 11,9% no segundo trimestre, apesar de ainda haver muito a fazer. “É com satisfação, com reconhecimento pelas políticas públicas onde nós também damos o nosso esforço e damos naturalmente os nossos contributos, que hoje vemos estes números baixarem. Ainda está num número elevado? Está com certeza. Há muito a fazer? Há”, disse o secretário-geral da UGT, durante a sessão de assinatura do protocolo do Gabinete de Inserção Profissional de Faro da UGT, com o ministro Pedro Mota Soares. Questionado sobre se há aproveitamento político dos números do desemprego, Carlos Silva realçou que “a UGT não entra no processo partidário” e que “não vale a pena esgrimir os números oficiais”. “Temos consciência de que, para além dos cerca de 635 mil trabalhadores registados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), mais de 300 mil pessoas emigraram, de que há muitos que deixaram de estar inscritos nos centros de emprego porque simplesmente deixaram de procurar emprego. Temos consciência disso, mas no dia em que se quiserem esgrimir os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do IEFP então alteram-se as regras do jogo e passam a contar todos”, afirmou Carlos Silva. O dirigente sindical sublinhou que “se é para dizer mal e o bota-abaixo” que não contem com a UGT, uma vez que “já há aí muita gente que diga mal”. “Nós temos que dizer bem daquilo que há que dizer bem. Quando piorar, nós cá estaremos para malhar no Governo e em quem quer que seja que esteja no poder”, declarou Carlos Silva. A taxa de desemprego fixou-se nos 11,9% de Abril a Junho, menos 1,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior e 2,0 pontos percentuais abaixo do trimestre homólogo de 2014, segundo estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo INE.

Pena máxima para assaltantes que mataram idosa de 89 anos

Dois homens foram condenados à pena máxima de 25 anos de prisão pelo homicídio de uma mulher de 89 anos e por agredirem violentamente outra, de 83, durante um assalto, em Junho do ano passado, em Lisboa. Na leitura do acórdão, que decorreu esta quarta-feira no Tribunal Central de Lisboa, no Campus da Justiça, o colectivo de juízes deu como provado, no essencial, o despacho de acusação do Ministério Público (MP). Jadiel Faria e Andreas Bessay, de 44 e 51 anos, ambos de nacionalidade brasileira, foram detidos no Aeroporto de Lisboa quando tentavam embarcar para o Brasil. Um deles já estava no interior do avião. A acusação do MP revela que os arguidos se deslocaram à residência das idosas, a 30 de Junho do ano passado, a pretexto de recuperarem um balde de tinta que ali teriam deixado duas semanas antes, durante a realização de obras na casa, ocasião em que verificaram que as vítimas viviam sozinhas e que tinham valores e dinheiro. Munidos de um frasco de amoníaco, que "levaram para deixar as vítimas inanimadas", e de uma navalha de pequenas dimensões, já no interior da residência, os homens amarraram as idosas com pedaços de lençol, em quartos separados, e colocaram-lhes na boca tecidos embebidos com aquele produto químico, até que perderam os sentidos. Blandina Braga terá morrido vítima de asfixia, enquanto Miquelina Bento recuperou os sentidos, libertou-se dos panos que a amarravam e conseguiu pedir ajuda aos vizinhos. O tribunal deu ainda como provado o que consta da acusação do MP relativamente a um segundo episódio de violência contra um homem, ocorrido seis dias antes. A acusação do MP refere que a 24 de Junho os arguidos, a pretexto de alugarem um quarto, conseguiram atrair o proprietário de um imóvel ao local para que este lhes mostrasse o apartamento, situado na Rua D. Filipa de Lencastre, em Odivelas. O homem sofreu pequenos golpes no pescoço.

Incêndio alarma veraneantes em praia do Algarve

Um incêndio junto à praia da Falésia, em Albufeira, está a alarmar os veraneantes. De acordo com o Centro Coordenador de Operações de Socorro de Faro, as chamas com duas frentes estão a ser combatidas por cerca de 40 operacionais, apoiados por 11 viaturas e um meio aéreo. À Renascença, o segundo comandante distrital de operações de socorro de Faro, diz acreditar que as chamas vão ser controladas nas próximas horas e que por isso não será necessário proceder à evacuação do local. “É uma área que nos oferece preocupação porque temos muitas pessoas no local, sendo uma área de veraneio. A decisão de evacuar o local terá de ser tomada por quem está a comandar a operação, mas a informação que temos é que não será necessário”, diz Abel Gomes. Por enquanto, o incêndio que a motivar uma nuvem de fumo junto à praia da Falésia, em Albufeira.

Todos os caminhos Drake Slayed Meek Mill Durante OVO Fest Set de Last Night

03 de agosto de 2015, essa é a data em que Drake nível sombra 's chegou a um ponto mais alto, matando pobres Meek Mill como nunca antes. A partir de uma camisa "Livre Meek Mill" a um cheio de meme tela grande de Meek disses, palhaçadas habituais e mais de mídia social, aqui estão todos os tempos Meek foi SLAYED durante conjunto de Drake na 6ª OVO Fest anual em Toronto.

domingo, 2 de agosto de 2015

PATENTEAMENTO DE MEMBROS DA RENAMO/DHLAKAMA CONSIDERA I

Maputo 02 Agos (AIM) – O lider da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, considera imprudente a decisão do governo de patentear dois antigos homens das suas forcas residuais. “Receber um adversário e promove-lo logo a General? Isso é normal? Aquilo é uma desgraça, mas para mim aquilo é uma grande alegria, porque não temos adversário”, disse o líder da Renamo, citado pela televisão privada, STV. Dhlakama referia-se a Abílio Mucuepa e Manuel Lavimo integrados esta semana respectivamente na Polícia moçambicana e nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Os dois antigos membros do braço armado da Renamo faziam parte da extinta Equipa Militar de Observadores da Cessação das Hostilidades Militares (EMOCHM), cuja missão era assistir o desarmamento dos homens armados da Renamo, antigo movimento rebelde e sua integração nas Forcas de Defesa e Segurança ou sua reintegração na sociedade. Momentos depois do patenteamento, Mucuepa disse que tomou a decisão sem o consentimento do seu partido. “O meu partido não sabe da minha decisão. Estou bem aqui e vou trabalhar para a minha família. Agora não sou da Renamo, nem sou da Frelimo (partido no poder), apenas vim trabalhar para o Estado moçambicano”, afirmou. Ha sensivelmente dois anos que o governo e a Renamo vem dialogando sobre questoes politicas, incluindo o desarmamento e integracao das forcas residuais da Renamo nas Forcas de Defesa e Seguranca. Neste ponto, persistem impasses, uma vez que a Renamo defende que só vai apresentar a lista dos seus homens mediante o compromisso da partilha de cargos de chefia a nível das Forças de Defesa e Segurança.

Síria: Guerra fez cinco mil mortos em Julho, entre os quais 1.021 civis

Pelo menos 4.831 pessoas morreram na Síria durante o mês de Julho, entre civis, rebeldes, ‘jihadistas’, militares e milícias pró regime, segundo dados divulgados hoje pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Segundo aquela organização, em apenas um mês morreram 1.021 civis vítimas dos combates e bombardeamentos, das quais 231 eram crianças com menos de oito anos e 159 tinham entre oito e 18 anos. O conflito armado que dura há mais de quatro anos causou ainda, em Julho, outros 587 mortos entre os combatentes de nacionalidade síria pertencentes às facções rebeldes, a grupos islamitas e às unidades de combate curdas. O exército regular teve 744 baixas, além de outros nove soldados desertores e 695 paramilitares leais ao regime do Presidente Bashar al Assad que também morreram. Nos combates, morreram outros 37 homens armados do grupo xiita libanês, que luta ao lado das forças do regime, assim como outros 110 estrangeiros que combatiam a favor das autoridades de Damasco. No total, pelo menos 1.586 combatentes das fileiras leais a Al Assad perderam a vida em apenas 30 dias. Além destes, 1.614 militares estrangeiros do grupo extremista Estado Islâmico, Frente Al-Nusra (o grupo da Al-Qaida na Síria) e o Exército dos Muhajirin, assim como de outras forças também morreram. Existem ainda outras 17 vítimas mortais cuja identidade não foi possível identificar. Mais de 230 mil pessoas já morreram desde o início do conflito, em Março de 2011, segundo o balanço do Observatório.

Seca no sul de Moçambique atinge 138 mil pessoas

O número de pessoas atingidas pela seca, avançados à Lusa pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), concentra-se sobretudo em seis distritos de Gaza: Chicualacuala, Chigubo, Guijá, Massangir, Massangena e Mabalane. No distrito de Chigubo, mais de 2.500 famílias foram afectadas pela seca e cerca de 5.000 cabeças de gado foram dadas como perdidas. Em Guijá, distrito vizinho de Chigubo, 23.472 mil pessoas encontram-se em risco de insegurança alimentar, cerca de um quarto da sua população. "A situação é preocupante por aqui. As populações que dependem da actividade agrícola ficaram seriamente afectadas pela seca", disse à Lusa Domingos Matabel, secretário permanente do distrito de Guijá. A maior parte da população de Guijá, a sul da província de Gaza, tem na agricultura e na pecuária a base da sua sobrevivência, duas actividades que sem água não existem. De acordo com o secretário-permanente de Guijá, dos quatro postos administrativos do distrito, o mais afectado pela seca é Nalazi, com cerca de 12 mil habitantes, situado a cerca de 70 quilómetros da sede distrital. "O ponto que mais nos preocupa é Nalazi, na medida em que as populações não têm meios alternativos", lamentou Domingos Matabel. Com a estiagem, os campos secaram e as populações são obrigadas a percorrer mais de oito quilómetros em busca de água e, em muitos casos, devido à distância, as pessoas preferem beber a água suja que resta das lagoas e das represas, partilhando-a com os animais, um iminente risco para a saúde das comunidades. Como forma de fazer face à situação, o governo local está a levar a cabo um projecto de construção de sistemas de abastecimento multifuncional, no quadro da implementação do Plano Local de Adaptação a Mudanças Climáticas, e que vai distribuir água para o consumo e também para o agricultura e pecuária, usando painéis solares. A porta-voz do INGC, Rita Almeida, disse à agência Lusa que o objectivo do Governo consiste na expansão do sistema multifuncional por toda província, como forma de responder às necessidades da população afectada pela seca. O executivo moçambicano já disponibilizou cerca dez milhões de meticais (236 mil euros) para a construção destes sistemas, além de ter enviado 22 tanques de água para aquela região de Moçambique. Só Gaza precisa de 25 milhões de meticais (591 mil euros) para enfrentar a seca, de acordo com a governadora da província, Stela Pinto, falando durante a visita, no passado fim-de-semana, do primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, à região. Na sequência da visita do primeiro-ministro a Gaza, o Governo mandou reunir o Conselho Técnico de Emergência de Moçambique para responder a esta crise. Após um período de cheias no centro e norte do país, no início do ano, Moçambique volta a ser afectado por calamidades, através desta seca que está a atingir as províncias do sul, colocando em causa a actividade agrícola, base de subsistência das populações nas zonas mais recônditas, onde vive a maior parte dos moçambicanos.